Como de costume, um foragido do regime semiaberto é um dos acusados de matar gerente de café regional

Foragido 1

Nota-se que, no cruel assassinato de Francinelma Santos da Silva, 29 anos, mais uma vez, é apontado pela polícia como um dos envolvidos no crime um foragido do regime semiaberto, Leandro Silva de Menezes, de 26 anos que, junto com um comparsa, Nelson Juliano da Silva Ferreira, de 27 anos, teria matado a moça a golpes de faca. Não dá pra não perceber que é grande a ocorrência de crimes cometidos por foragidos do semiaberto, levando a crer que falta um controle mais sistemático para que detentos não saiam da cadeia apenas pra praticarem outros crimes. Francinelma, gerente de um café regional, foi encontrada morta na madrugada do último dia 15 de janeiro na residência dela, situada na Avenida Cosme Ferreira, bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Norte de Manaus.

Foragido DelegadoDe acordo com o delegado titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Ivo Martins, Leandro era inquilino de Francinelma. A vítima alugava uma quitinete para Leandro, situado no mesmo terreno em que ela residia. No dia do crime, Nelson foi ao encontro de Leandro na quitinete dele, onde ambos consumiram bebida alcoólica. Em seguida, eles teriam planejado roubar objetos da casa da vítima.   

“Francinelma chegava de uma casa noturna, por volta das 3h, com uma amiga, quando Leandro entrou pela frente da casa e Nelson pela porta dos fundos. A vítima tentou resistir, mas Leandro a atacou com uma faca e a degolou. Já Nelson desferiu vários golpes de faca na cabeça de Francinelma, que morreu no local”, explicou Ivo Martins.

A vítima foi encontrada pela irmã, no dia seguinte, por volta das 11h em cima de uma cama no quarto da residência dela. Após coletar informações, a equipe da DEHS saiu em diligência a procura dos envolvidos. Os dois foram presos na última quarta-feira, dia 20. Leandro foi capturado por volta das 10h, no terminal de ônibus da Pista da Raquete, bairro Tancredo Neves, zona Leste de Manaus e Nelson foi preso por volta das 15h, na Avenida Cosme Ferreira, próximo da entrada do bairro Grande Vitória, também na zona Leste.

Segundo o delegado, Francinelma não sofreu violência sexual. A dupla tem antecedentes criminais. Leandro era foragido do regime semiaberto por homicídio, ocorrido em 2010, e tinha um mandado de prisão em aberto. Já Nelson cumpriu pena por tráfico de entorpecentes em 2014. Nelson e Leandro foram autuados em flagrante por homicídio qualificado. Os dois homens serão encaminhados à cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde permanecerão a disposição da Justiça.

Fotos: Sérgio Augusto /Assessoria de Imprensa da PC-AM