Como meio de melhorar o sistema de transporte José Ricardo propõe Transparência na Planilha da tarifa

jose-ricardo-e-yann-zona-sul-2

jose-ricardo-e-yann-zona-sulNeste domingo (11), o candidato a prefeito de Manaus, José Ricardo (PT), e seu vice, Yann Evanovick (PCdoB), da Coligação “Compromisso com o Povo”, realizaram minicomício e panfletagem com bandeiraço no bairro Japiinlândia. Ao final das atividades seguiram em carreata pelos bairros da Zona Sul com militantes e apoiadores.

Durante o minicomício, José Ricardo denunciou a má gestão do sistema de transporte público por parte da Prefeitura de Manaus e apresentou propostas para melhorar a prestação deste serviço pela sistemática de Transparência na Planilha por meio de auditoria periódica e revisão dos contratos com as empresas.

“Todos os dias recebo reclamações dos usuários do transporte público devido a precariedade dos ônibus, a falta de pontualidade, os abrigos abandonados e o sentimento de estar sendo lesado por pagar uma das mais caras tarifas do Brasil por um serviço de péssima qualidade. O cidadão merece respeito e ter direito de ir e vir garantido de forma digna, porque com certeza se o prefeito dependesse desse transporte a situação seria outra”, criticou ele, que na última quinta-feira esteve em Fortaleza (CE) para conhecer o sistema de transporte da cidade que é administrado pela Prefeitura Municipal.

Ele salientou que um recente exemplo da má gestão e do favorecimento do atual prefeito aos empresários do transporte, em detrimento do interesse da população, foi a mudança na funcionalidade do Terminal 2 (Cachoeirinha) que passou a ser apenas uma “grande parada” e não mais um terminal de integração, obrigando o usuário pagar duas passagens e a ter adquirir o cartão.

“É injusto com as pessoas que dependem do T2 para se deslocar. Muda-se a forma de funcionamento do terminal sem nem ao menos consultar os principais afetados, daí vemos a falta de compromisso com o povo e confirmação do compromisso do atual prefeito com os empresários. Isso sem falar dos ambulantes que foram retirados de lá sem prévia comunicação ou uma conversa para dar uma alternativa a esses trabalhadores”, expôs José Ricardo. O prefeiturável ingressou com uma Representação semana passada, juntamente com o vereador Waldemir José (PT), denunciando as mudanças arbitrárias feitas pela Prefeitura de Manaus no T2.

A cobrança por melhoria do transporte público e a necessidade de um Plano de Mobilidade Urbana para Manaus são pautas constantes na atuação parlamentar de José Ricardo. Na Assembleia Legislativa, ele apresentou emenda para que houvessem condicionantes ao repasse dos cerca de R$107 milhões (ano) – incentivos fiscais e subsídios – feito às empresas de transporte, visto que hoje o montante é concedido pelo Governo do Estado e Prefeitura de Manaus, mas sem a cobrança de qualquer contrapartida.

Como agenda de rua desta segunda-feira (12), os candidatos participam às 7h, panfletagem com bandeiraço na UFAM (Av. General Rodrigo Otavio); às 12h30, reunião com associados e diretores da CDL Manaus (Av. Djalma Batista); às 17h, panfletagem com bandeiraço e minicomício (Bola do Armando Mendes); às 20h, reunião com apoiadores (Bairro da União); e às 21h, reunião com professores da UEA e UFAM (Av. das Torres).

Agenda: 12/09/2016

7h – Panfletagem com bandeiraço na UFAM (Av. General Rodrigo Otavio);

12h30 – Reunião com associados e diretores da CDL Manaus (Av. Djalma Batista);

17h – Panfletagem com bandeiraço e minicomício (Bola do Armando Mendes);

20h – Reunião com apoiadores (Bairro da União);

21h – Reunião com professores da UEA e UFAM (Av. das Torres).

Texto e fotos: Assessoria do candidato