Compositores russos são tema de concerto da Amazonas Filarmônica nesta quinta-feira (17)

O Teatro Amazonas recebe nessa quinta-feira (17), a partir das 20h, mais uma das grandes apresentações da Série Guaraná XIV, com a Amazonas Filarmônica, sob a regência do maestro Marcelo de Jesus. A Série, que acontece anualmente desde 2003, é uma realização do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e traz ao público concertos semanais que reúnem o que há de melhor na música clássica universal, nas comemorações pelo 20º aniversário de criação da Secretaria de Cultura.

Com o tema Tchaikovsky e Shostakovich, o concerto, que homenageia os compositores russos Dmitri Shostakovich e Pyotr Tchaikovsky, tem duração de duas horas, com um intervalo de 15 minutos, e traz ao público amazonense o Concerto para Violino em Ré Maior, op. 35, composto em 1878, de Tchaikovsky; e a Sinfonia No. 10 em Mi Menor, op. 93, composta por Shostakovich em 1953. O espetáculo ainda contará com a participação do violinista Leonardo Jaffé, neto de Alberto Jaffé, renomado pedagogo no ensino de cordas de muitas gerações no Brasil.

“O Leonardo Jaffé esta residindo em Londres, agora, e vem de uma família muito tradicional do mundo da música. Nesse concerto, ele é o solista do Concerto de Tchaikovsky, uma das obras mais célebres da música sinfônica. E, na segunda parte do concerto, nós executamos a Sinfonia No. 10, de Shostakovich. Um fato interessante sobre essa obra é que a estreia dela aconteceu apenas alguns meses após a morte de Josef Stálin, que instigou a censura das obras de Shostakovich na União Soviética”, declara o maestro Marcelo de Jesus.

Série Guaraná

Realizada há 14 anos, a Série Guaraná é um projeto cultural do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, que tem por objetivo exaltar o trabalho da orquestra Amazonas Filarmônica, com destaque para concertos de compositores renomados da música erudita, apresentados no Teatro Amazonas. Por meio da iniciativa, o público pode criar uma relação com a música clássica e ter a percepção da evolução dos músicos da orquestra.

O amazonense Fernando Lima, violinista da Amazonas Filarmônica desde a sua fundação, também participa da Série Guaraná desde a sua estreia. Segundo ele, é uma alegria participar do projeto, que proporciona visibilidade aos músicos enquanto profissionais e integrantes de uma das orquestras mais renomadas do Brasil.

“Sinto-me honrado em fazer parte desse Corpo Artístico que é um polo produtor de cultura, agregando conhecimento artístico tanto para o público espectador, quanto para os próprios músicos”, conclui.

Serviço: Série Guaraná XIV – Concerto Tchaikovsky e Shostakovich, com a Amazonas Filarmônica

Local: Teatro Amazonas, avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro

Data/hora: Quinta-feira, dia 17 de julho de 2017, às 20h

Entrada: Ingresso para plateia/frisas a R$ 20 (inteira); demais assentos livres

Classificação indicativa: Livre.

Informações: (92) 3232-1768

Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). Confira também os perfis do órgão nas redes sociais Facebook (facebook.com/culturadoamazonas), Twitter (@SEC_Amazonas) e Instagram (@secretariaculturaamazonas).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura do Amazonas