Comunidade Parque das Tribos vai receber primeira UBS voltada para a saúde dos povos indígenas (ver vídeo)

A comunidade fica no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus, e tem aproximadamente 10 mil moradores

parque das tribos

Foto: João Paulo Castro/Radar Amazônico

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), anunciou na manhã desta segunda-feira (08) a construção da primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) para atender os indígenas não aldeados, residentes na comunidade Parque das Tribos, localizada no bairro Tarumã, zona Oeste da capital.

Cerca de 40 mil pessoas de cinco etnias, entre elas, Munduruku, Witoto e Kokama, residem no Parque das Tribos. De acordo com a prefeitura, a UBS será de porte 4 e a unidade vai garantir atenção à saúde aos moradores da comunidade.

Durante pronunciamento, a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, informou quais serviços serão oferecidos na UBS.

“Vamos fazer a identificação e o manejo de doença como tuberculose, hanseníase, dengue, chikungunya, atenção à vigilância nutricional e vacinação. No que diz respeito à saúde materna e infantil, a UBS irá oferecer assistência ao pré-natal, assistência do recém-nascido, promoção e apoio ao aleitamento materno, e acompanhamento do desenvolvimento das crianças”, disse.

Shádia Fraxe ressaltou que os adolescentes e idosos terão cuidados especiais na unidade de saúde. “Eu estou na secretaria à disposição de todos, é nossa obrigação construir essa UBS para que todos sejam contemplados. Não deixaremos nenhum vazio existencial”, reitera.

parque das tribos 2

A UBS vai receber profissionais da saúde que são indígenas – Foto: João Paulo Castro/Radar Amazônico

Expectativa

A construção da UBS foi comemorada entre os moradores da comunidade Parque das Tribos. Em entrevista ao Radar Amazônica, a técnica de enfermagem Vanda Ortega Witoto parabenizou a ação da Prefeitura de Manaus, além de destacar a luta dos povos indígenas.

“Esse é um momento que estávamos aguardando. Hoje, com sete anos de luta do Parque das Tribos, a gente recebe a notícia que a comunidade será contemplada com a primeira UBS indígena. É um momento histórico. Trazer profissionais indígenas e os saberes do nosso povo é muito importante”, falou.

Confira a live do Radar Amazônico

Unidade Básica de Saúde (UBS) será construída em comunidade indígena no Tarumã

Unidade Básica de Saúde (UBS) será construída em comunidade indígena no Tarumã

Posted by Radar Amazônico on Monday, November 8, 2021