Comunidade portuguesa celebrou 106 anos do Luso em Manaus

Com forte ligação histórica e cultural com a comunidade portuguesa, Manaus recebeu nesse fim de semana representantes da Embaixada de Portugal que, entre outros compromissos diplomáticos, prestigiou a festa de 106 anos do Luso Sporting Club. O prefeito em exercício, vereador Wallace Fernandes Oliveira, fez questão de participar do evento e reforçar a relação institucional de Manaus com Portugal.

“É uma honra poder representar o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, nesse evento festivo e que só enriquece a nossa cultura. Os portugueses muito contribuíram com o desenvolvimento da cidade e, sem dúvida, há muito para se celebrar. São 106 anos de história e o nosso desejo é fazer com que essa correlação se estenda em muitas outras parcerias positivas para Manaus”, destacou Wallace Oliveira.

Liderando a comitiva portuguesa na capital, que também participou do 2º Encontro das Comunidades Luso Brasileiras do Norte do Brasil, com representantes do Amazonas, Pará, Maranhão e Roraima, o Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, disse que o momento serviu para discutir projetos que possam estimular a contribuição com a comunidade local.

“O clube é um símbolo da presença portuguesa por mais de um século em um estado que mantém uma relação histórica com Portugal. Ao longo desses dias, discutimos o programa de geminação de cidades co-irmãs, porque essa relação entre as cidades pode desenvolver projetos que, além dos povos e da cultura, aproximem também o turismo e novas possibilidades de negócios”, afirmou o embaixador.

“Aproveitamos a festa de 106 anos do Luso Sporting Club para também trocarmos experiências para que possamos elaborar pleitos conjuntos, tanto do governo português como do governo brasileiro, porque acreditamos que juntos somos mais fortes e poderemos ampliar o nosso trabalho social”, finalizou o presidente do clube, Flávio Vilhena.