Confira a programação cultural do fim de semana

Foto: Divulgação

Os Centros Culturais recebem programação gratuitas neste fim de semana, as atividades incluem teatro, literatura, exposição de HQs, encontro e literatura fantástica. A agenda do fim de semana é promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Confira a programação completa:

Sábado (25)

Das 9h ao meio-dia – A Biblioteca Pública do Amazonas, localizada na rua Barroso, 57, Centro, terá uma programação voltada para a temática das HQs, com mostra de livros e gibis que contam um pouco da evolução do gênero através do tempo, com origens de heróis e vilões, além dos quadrinhos de coleções especiais que datam da década de 1970. A entrada é gratuita, e a classificação é livre.

10h – Pela manhã, quem for ao Teatro Amazonas poderá prestigiar mais uma visita teatralizada. No Salão de Espetáculos, atores da Cia Metamorfose, por meio do projeto “Livro Vivo”, darão vida a personagens que contarão as histórias do teatro, assim como da sociedade e suas referências culturais da chamada Belle Époque. Para participar, basta apenas chegar ao Teatro no horário indicado, a entrada é gratuita.

15h – À tarde, a Biblioteca Pública do Amazonas terá a segunda edição do “Encontro de Literatura Fantástica”, promovido pelo Coletivo Visagem, que será um espaço para debate entre leitores, escritores e amantes do gênero fantasia. O encontro discutirá os caminhos e a identidade da produção nacional de quadrinhos: passado, presente e perspectivas. Entrada gratuita e classificação livre.

18h – A peça “Mocinha” será apresentada no Centro Cultural Usina Chaminé, localizada na avenida Manaus Moderna, Centro. O espetáculo é um processo de narrativas de vítimas e sobreviventes do feminicídio e da violência doméstica em Manaus. A entrada é gratuita e a classificação é para 16 anos.

18h – Contemplado no Edital Amazonas Cênico, “O Resgate do Folclore do Amazonas e suas Contribuições para o Homem de Hoje” será apresentado no Parque Rio Negro, localizado na rua Beira Mar, São Raimundo.

O espetáculo, com base na pesquisa de Mário Ypiranga Monteiro, exalta a origem do homem ribeirinho, com músicas de domínio público e coreografias. A intenção é mostrar o que região amazônica tem de melhor, principalmente no que se refere à essência do homem caboclo, para que o público conheça a verdadeira história do folclore por meio da dança. A entrada é gratuita, e a classificação é livre.

19h – Um trio de soldados é designado para deter um monstro que está poluindo toda a margem dos igarapés com lixo doméstico. Esta é a premissa de “Os caça-monstro”, espetáculo infantil que mistura humor e conscientização ambiental. A peça será apresentada no Cineteatro Guarany, na Vila Ninita, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro, avenida Sete de Setembro, Centro. A entrada é gratuita e a classificação livre.

Domingo (26)

Das 8h ao meio-dia – Neste domingo, a Biblioteca Pública do Amazonas terá mais uma edição da “Feira de Trocas de Livros e Gibis”, na qual o visitante pode levar um livro ou um quadrinho em bom estado de conservação e conseguir um cupom para troca. Os participantes também podem fazer uma visita guiada e conhecer a história e arquitetura do espaço. A entrada é gratuita.

Das 16h às 18h – Continuando a programação do “Tô de Férias na Cultura”, o grupo Alecrim Nativo promove um resgate de brincadeiras populares antigas para crianças da nova geração no Largo de São Sebastião, no Centro. O acesso é gratuito.

17h – Ainda no Largo, o espetáculo “Bumboso – A História de um Boizinho” será apresentado às 17h. Contemplada no Edital Amazonas Cênico, a peça conta a história do boi Bumboso na fazenda de Seu Coxinho, ao lado de seu amigo, o boi Malhadinho. O acesso é gratuito e a classificação é livre.

18h-  Finalizando a programação no Largo, o grupo Alecrim Nativo realiza um show infantil. O acesso é gratuito.

Com informações da assessoria da SEC