Confira horário do atendimento de urgência nos próximos dias

(Foto: Divulgação/Secom)

As 26 unidades das rede de urgência e emergência do Estado vão funcionar em sistema de plantão 24h nos próximos dias, quando serão realizados os festejos de carnaval. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), os serviços estão preparados para atender à população com equipes reforçadas e apoio da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) no abastecimento de insumos e medicamentos.

Um mutirão de saúde foi organizado para consultas ambulatoriais e exames marcados pelo Sistema de Regulação (Sisreg), que vai acontecer na Policlínica Gilberto Mestrinho, na Avenida Getúlio Vargas, Centro. A ação que iniciou nessa sexta-feira (21) e vai até a próxima terça (25), abrangendo exames de ultrassonografia e consultas em cirurgia ginecológica, fonoterapia,  cardiologia com risco cirúrgico.

Não haverá atendimento nas unidades que oferecem serviços ambulatoriais agendados durante o feriado. O funcionamento destes serviços será retomado na quinta-feira (27), a partir das 7h.

Dicas aos usuários

As unidades funcionarão em plantão de 24 horas, sem interrupção de atendimento. Estarão funcionando os sete prontos-socorros, incluindo os infantis, as sete maternidades, os nove SPAs, as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA): Campos Sales, no bairro Tarumã e José Rodrigues, na Cidade Nova, além do serviço de emergência do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro.

Os três maiores prontos-socorros terão um fluxo de apoio nos SPAs e UPA, definidos por território: o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo terá apoio da UPA José Rodrigues e SPAs Eliameme Mady e Danilo Corrêa; o HPS 28 de Agosto receberá apoio dos SPAs São Raimundo, José Lins, Joventina Dias e Alvorada; e o HPS João Lúcio terá apoio dos SPAs Coroado, Zona Sul e Chapot Prevost.

Unidades Referência

Para casos de alta complexidade relacionados a quedas com ferimento de cabeça e pescoço, a unidade de referência é o HPS João Lúcio Machado. Os casos de queimaduras e demais acidentes serão levados para o HPS 28 de Agosto. Para o atendimento infantil, a referência será o HPS da Criança da Zona Oeste.

Sambódromo

A Susam montou um posto médico no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo, em Manaus, para garantir atendimento à população que irá acompanhar os desfiles das escolas de samba. O posto começou a funcionar também nessa quinta-feira (20), permanecendo até sábado (22), último dia do desfile.

Os pacientes que necessitarem de atendimentos mais especializados serão encaminhados para unidades de referência, como prontos-socorros e SPAs.

Carnaboi

A equipe multiprofissional da Susam também atuará no Carnaboi, que será realizado na segunda-feira (24), também no Sambódromo. Nos dois eventos, além de profissionais de saúde, a secretaria manterá uma ambulância de prontidão para eventuais transportes de pacientes.

(*) Com informações da assessoria de imprensa