Congresso participa de campanha mundial pelo fim da violência contra as mulheres

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal participam da edição 2018 da campanha mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, que busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra as meninas e mulheres em todo o mundo.

É uma mobilização anual, empreendida por diversos atores da sociedade civil e do poder público. A ação, realizada em escala mundial de 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, até 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, também tem o objetivo de propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade.

No Brasil, considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra, a campanha começa em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e se estende até 10 de dezembro. No Poder Legislativo, a iniciativa é promovida pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher do Senado, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara e a Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher.

A programação começou na terça-feira (20), com homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra e oficina de saúde para mulheres encarceradas e servidoras de penitenciárias. A agenda prossegue entre 25 de novembro e 12 de dezembro. Veja a programação abaixo.

PROGRAMAÇÃO:

25 de novembro a 10 de dezembro 
Exposição – O Cotidiano da Fotografia: Violência de Gênero e Justiça, na Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UnB).
Abertura oficial: dia 25 de novembro, às 10h.
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h45; e sábado e domingo, das 7h às 18h45.

27 de novembro 
9h – Seminário Internacional da Guarda Compartilhada: Leis, Justiça, Violência e Conflitos. Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados. Não será necessário fazer inscrição.

28 de novembro 
9h – Seminário Internacional da Guarda Compartilhada: Leis, Justiça, Violência e Conflitos. Plenário 2, Câmara dos Deputados. Não será necessário fazer inscrição.
14h30 – VI Encontro do Fórum de Mulheres de Instâncias de Partidos, Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados. Obs: o público do evento são a bancada feminina e as mulheres de instâncias de partidos. Não será necessário fazer inscrição.

29 de novembro 
9h – Pauta Feminina – O Aumento do Encarceramento Feminino, plenário a definir, na Câmara dos Deputados. Não será necessário fazer inscrição.
9h – Sessão Solene Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós, no Plenário Ulysses Guimarães, Câmara dos Deputados.

3 de dezembro 
10h – Pauta Feminina – Violência contra Meninas e Mulheres no Ceará, na Assembleia Legislativa do Ceará. Não será necessário fazer inscrição.
10h – Sessão Solene em Homenagem ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados.

4 de dezembro 
19h – Lançamento do Estudo do Banco Mundial sobre a Situação do Casamento Infantil no Brasil e o Impacto do Investimento em Educação para Combater o Problema, no Salão Nobre, Câmara dos Deputados.

5 de dezembro 
14h – Palestra A Mulher e o Autismo. O Impacto na Vida da Mulher e Estratégias para Superar a Exclusão, no Auditório do Interlegis do Senado Federal. Não será necessário fazer inscrição.

6 de dezembro 
9h – Lançamento do filme Chega de Fiu-fiu e bate-papo com a diretora Amanda Kamanchek Lemos, na Câmara dos Deputados, em plenário a definir. Não será necessário fazer inscrição.

10 de dezembro 
10h – Sessão solene em homenagem ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados.

11 de dezembro 
19h – Lançamento do livro “A Bancada do Batom e a Participação Feminina na Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988”, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

12 de dezembro 
9h – Encerramento da Campanha dos 16 Dias de Ativismo com o seminário sobre a Lei Maria da Penha e divulgação do resultado do 2º Concurso de Vídeo 1 Minuto contra a Violência – Feminicídio, que Crime é esse?, no Plenário 6, Ala Senador Nilo Coelho, Anexo 2 do Senado Federal.

Fonte: Agência Câmara.