Conselho de Recursos Fiscais, orgão de julgamento da SEFAZ, retoma julgamentos presenciais

O Conselho de Recursos Fiscais (CRF), órgão de julgamento de processos administrativos tributários da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), retornou suas sessões presenciais na última quinta-feira (01). Pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), participam como titulares do CRF Antonio Silva e Roberto Caminha, além dos suplentes Américo Esteves e Nelson Azevedo.

Em razão da pandemia do novo coronavírus em Manaus, o CRF realizou julgamentos virtuais no período de janeiro a junho de 2021. Neste período, foram julgados 108 processos. O número é superior ao mesmo período em que realizou sessões presenciais em 2019, que na época totalizaram 74 processos julgados. Em 2020, por causa da pandemia, as sessões ocorreram por videoconferência.

Segundo o Presidente do CRF, Alísio Ribeiro, a avaliação do período de julgamento das sessões virtuais foi positiva. “Os servidores e conselheiros, mesmo à distância, empenharam-se para não deixar a produtividade diminuir. O empenho levou ao aumento de cerca de 46% no número de processos julgados no primeiro semestre deste ano,  atendendo os princípios da ampla defesa e do contraditório”, destacou o presidente do CRF.

(*)com informações da assessoria