Conselho Regional de Medicina Veterinária retoma fiscalizações no interior do Amazonas

Apesar de suspensa no interior, a fiscalização está ocorrendo normalmente na capital – Foto: Divulgação/CRMV

A partir desta semana, municípios do interior do Amazonas vão receber as equipes de fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado (CRMV-AM). A ação estava suspensa desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020.

Os primeiros municípios a serem fiscalizados são: Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Manaquiri, Autazes e a comunidade Novo Céu. Nas fiscalizações são observadas irregularidades nos estabelecimentos, se estão registrados no CRMV-AM, as denúncias realizadas, se há responsável técnico e se estão de acordo com as demais exigências do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

“É muito importante para o Estado e saúde pública a volta das fiscalizações do CRMV-AM no interior para garantir um atendimento e produtos de qualidade não só para os animais, mas para a população em geral e também garantir a sustentabilidade ambiental”, afirmou o presidente do CRMV-AM, Haruo Takatani.

Apesar de suspensa no interior, a fiscalização está ocorrendo normalmente na capital desde o início do ano. “É muito importante que a população também denuncie qualquer irregularidade encontrada para evitar qualquer dano aos animais, humanos e meio ambiente”, enfatizou Takatani.

Para facilitar as denúncias, o CRMV-AM disponibiliza em seu site formulários para preenchimento tanto de denúncias ético-profissional, quanto estabelecimento irregular e, até mesmo, exercício ilegal da profissão.

*Com informações da assessoria