Coral Tubones da UEA abre 21º Festival Brasileiro de Trombonistas

trombonistas

Evento contará com a presença de John Rojack, que já participou de apresentações da Orquestra Sinfônica de New York e Balé Bolshoi. Programação reúne cinco apresentações gratuitas.

O Coral Tubones da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) será o responsável pela abertura do 21º Festival Brasileiro de Trombonistas. A solenidade ocorre no dia 19 de setembro, às 20h, no Teatro Amazonas. O 21º Festival Brasileiro de Trombonistas é considerado um dos maiores festivais da América Latina. A programação é composta por cinco apresentações gratuitas.

O evento reunirá em torno de 150 músicos de todo país como Ricardo Santos da Orquestra Sinfônica Brasileira e Carlos Freitas da Orquestra Sinfônica de São Paulo. A programação também contará com nomes internacionais como John Rojak, uma lenda do trombone norte-americano que já participou de apresentações da Orquestra Sinfônica de New York, Balé Bolshoi e de outras importantes companhias do mundo.

Concertos

Na terça-feira (20), a partir das 20h, ocorrerá a apresentação do Concerto “Camerata Shofar”, na Primeira Igreja Batista do Amazonas, localizada na Avenida Joaquim Nabuco, Centro. Na quarta-feira (21), a partir das 20h, no Teatro Amazonas, Centro, ocorrerá a apresentação do Concerto “Amazonas Band e Solistas”. Na quinta-feira (22), também no Teatro Amazonas, a partir das 20h, ocorrerá a apresentação do “Concerto Amazonas Filarmônica e Solistas”. Na sexta-feira (23), o encerramento do Festival será realizado, a partir das 18h30, no Largo São Sebastião e reunirá todos os músicos do Festival.

1ª Conferência Pedagógica

Além de apresentações culturais, a programação é composta pela 1ª Conferência Pedagógica dos Professores de Trombone do Brasil, que será realizada na Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT), localizada na Avenida Leonardo Malcher, 1728- Praça 14 de Janeiro. O objetivo da Conferência é discutir o ensino do instrumento de forma ampla, didática e futurista. Programação é composta por masterclass, recitais, palestras, oficinas, workshops e atividades pedagógicas.

O evento tem o apoio da UEA em comemoração aos 15 anos, da Secretaria de Estado e Cultura do Estado do Amazonas em comemoração aos 120 anos do Teatro Amazonas e da Fundação Capes através do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP).

Coral Tubones

O Coral Tubones conta ao todo com 13 integrantes. Atualmente, os músicos dividem-se entre os instrumentos: trombone, tuba e bateria. Além de ter realizado várias apresentações em Manaus, o Coral Tubones é destaque em outras cidades como Jaraguá do Sul (SC), São João Del Rei (MG) e João Pessoa (PB). A primeira apresentação do grupo ocorreu em junho de 2013 na Igreja Matriz de Manaus, com um repertório basicamente erudito. O grupo participou de diversos eventos musicais como 3º Simpósio Internacional de Música na Amazônia, 10º e 21º Festival Brasileiro de Trombonistas.