David e Alessandra articulam apoio para fenômeno da maratona aquática do Amazonas

O deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), David Almeida (PSB) com a deputada estadual Alessandra Campelo (MDB), receberam nessa quarta-feira (16), o atleta amazonense, Vitor Gadelha. Ambos farão esforços para ajudar o fenômeno das maratonas aquáticas em seus novos desafios internacionais.

Depois de estrear na Europa ano passado com vitória na prova amadora da Travessia Capri-Napoli (36 km), Vitor agora mira a participação no Circuito Oceanman, que acontece entre os meses de junho e julho, na Itália e Grécia.

A competição na Itália acontece no Lago Dorta, próximo a Milão, com um percurso de 14 quilômetros. Já a disputa na Grécia está prevista para o dia 1 de julho, em Oitylo Bay, perto de Atenas, com um percurso de 10 quilômetros.

“É uma honra representar o Amazonas novamente numa competição internacional de maratona aquática. Desta vez além de levar a bandeira do nosso Estado, serei o único atleta do Brasil na prova e também o Embaixador da competição em toda a América do Sul”, destacou Gadelha.

Vitor é atleta da Associação Aquática Amazonas, equipe localizada na avenida Efigênio Sales, perto do viaduto da Recife. Ele é treinado nacionalmente por Samir Barel, um dos grandes nomes da modalidade no País. Localmente recebe acompanhamento do técnico Mauro Queiroz.

“A preparação é intensa, pois faço entre 50 e 60 quilômetros de natação por semana, além de musculação, fisioterapia e acompanhamento nutricional e psicológico. Os treinos acontecem de segunda-feira a sábado na Aquática Amazonas e uma vez por mês na Ponta Negra”, explica o ultramaratonista.

A viagem acontece dia 19 de junho. Vitor vai acompanhado do seu pai, o empreendedor do esporte Pierre Gadelha. Ambos vão aproveitar a oportunidade para divulgar na Europa a segunda etapa da maratona aquática Rio Negro Challenge Amazônia 18k, que acontece em dezembro, do Tupé a Ponta Negra.