De dono de lanche a secretária: Moradores de Santa Isabel denunciam “fura-filas” na vacinação contra Covid-19

Um dono de lanche e a secretária do secretário de Saúde da Prefeitura de Santa Isabel do Rio Negro (distante 846 km de Manaus), cujo prefeito é José Ribamar Fontes Beleza (Progressistas), são apontados por moradores da cidade como supostos exemplos de “fura-filas” na vacinação da cidade. De acordo com denúncias que chegaram ao Radar, neste momento as doses deveriam estar sendo direcionadas para os grupos prioritários, como profissionais de saúde, idosos e indígenas.

O dono do lanche foi identificado como sendo Helielder da Cruz Bezerra, de 33 anos, mais conhecido na cidade como “Bubu”, que ainda compartilhou o momento da sua imunização em sua rede social.

A outra suposta “fura-fila” foi identificada como Maria Alcimara dos Santos Mattos, que conforme as informações enviadas ao Radar, seria secretária do Secretário de Saúde do Município, Rubens Gonçalves de Albuquerque. Em suas redes sociais a servidora também compartilhou a foto dizendo do cartão de vacina, onde aponta que ela já tomou as duas doses do imunizante com a seguinte legenda: “Pronto agora sou de maior e vacinada”.

O Radar está há horas tentando obter explicações sobre a vacinação em Santa Isabel do Rio Negro, mas não consegue. Tentamos contato com a prefeitura de Santa Isabel, através de e-mail, mas está dando erro no envio da mensagem. Houve o contato através do telefone com o secretário de saúde, Rubens Gonçalves Albuquerque, e ele repassou o e-mail institucional e estamos no aguardo das respostas. O Radar continua tentando saber quais os critérios usados pela Prefeitura de Santa Isabel do Rio Negro para vacinação? Se todas as pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas? Quantas vacinas foram enviadas ao município pela Secretaria de Estado de Saúde (SES)? Qual o número de vacinas que ainda restam em estoque? Quantos cidadãos já foram vacinados? Qual o plano de vacinação definido para Santa Isabel? Porém, até agora nenhuma pergunta teve resposta.

Resposta do MP

Minutos após sair a matéria sob a denúncia da população de Santa Isabel do Rio Negro de supostos “fura-filas” na vacinação da cidade, o MP do município de Santa Isabel enviou uma nota ao Radar explicando que o Promotor de Justiça, Cláudio Facundo, do Município de Santa Isabel, ainda não havia recebido denúncias sobre fura-filas neste município. Mas, após a publicação da matéria, o promotor afirma que vai instaurar procedimento para apurar o caso. O MP esclarece ainda que qualquer denúncia pode ser feita pelo número 0800-092-0500 ou o disk Ouvidoria pelo número (92) 3655-0745. Esses dois números recebem também mensagens pelo WhatsApp.