De mulher às cunhadas: prefeito de Itacoatiara distribui cargos aos parentes

Prefeito Mário Abrahim (PSC) e Cristiany Costa

O Radar teve acesso a documentos que comprovam as acusações feitas ao prefeito de Itacoatiara ( distante 270 km de Manaus) Mário Abrahim (PSC), de que ele estaria distribuindo cargos públicos a membros de sua família, praticando nepotismo sem a menor desfaçatez. (veja documentos no final da matéria).

Uma das contratações é de sua própria mulher, a primeira-dama do município, Cristiany Costa Carvalho, nomeada para a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no dia 2 de janeiro de 2021, ou seja, a nomeação de sua esposa ocorreu um dia após o prefeito assumir o seu mandato.

A irmã da primeira-dama, ou seja, a cunhada de Mário Abrahim também ganhou um cargo público, Marcela Cristine Andrade Costa, foi nomeada para exercer um cargo comissionado de Diretora Presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itacoatiara (SAAE/ITACOATIARA).

E mais uma cunhada, desta vez a esposa do irmão do prefeito, Nilda Batista Cerdeira Abrahim, também foi nomeada para um cargo na Prefeitura de Itacoatiara. De acordo com o documento, a cunhada do prefeito vai ser sua chefe de gabinete.

A reportagem tentou acessar o site do Portal da Transparência do município para averiguar o salário dos parentes do prefeito, mas o endereço eletrônico está fora do ar.

Acusado de nepotismo por apoiador

Até as próprias pessoas que apoiaram Mário Abrahim nas eleições de 2020, o acusam de nepotismo, como é o caso do advogado Júlio César Adami, que gravou um vídeo para expressar sua indignação com as contrações dos familiares do prefeito.

“Meus amigos e clientes lutamos muito para colocar esse cidadão na prefeitura, essas camisas aqui foram compradas por mim, meu veículo foi usado para trabalhar na campanha (…) mas a primeira coisa que ele fez foi contratar a cunhada o sobrinho os parentes e colocar todo mundo dentro da prefeitura”, denunciou.

Confira o documento das nomeações 

DECRETO Nº 015 DE 4 DE JANEIRO DE 2021 – Cunhada esposa do irmão do prefeito

DECRETO Nº 007 DE 4 DE JANEIRO DE 2021 – Nomeada a Primeira dama

DECRETO Nº 013 DE 4 DE JANEIRO DE 2021 – Irmã da Primeira dama