De olho na Copa, Arena recebe Timão animado e Botafogo sem Sheik

arenacorinthians44A Arena Corinthians vai receber um último teste antes da abertura da Copa do Mundo, entre Brasil e Croácia, dia 12 de junho. Neste domingo, será o segundo jogo oficial do estádio com duas equipes também em testes na reta final da primeira parte do Campeonato Brasileiro. Embalado e sonhando com a liderança, o Corinthians recebe o Botafogo, às 16h (horário de Brasília), que não terá seu principal nome nas últimas partidas: Emerson Sheik.

Pensando na Copa, o teste mais importante é o da Arena, que vai receber cerca de 40 mil torcedores neste domingo, mas não terá todos os setores abertos. O Norte Superior foi vetado pelo Corpo de Bombeiros e não terá um teste sequer antes do jogo do Brasil. O Sul Superior é a novidade em relação ao primeiro teste, derrota do Corinthians por 1 a 0 para o Figueirense. Esses setores são de arquibancadas provisórias.

O teste do Corinthians é mais “tranquilo”. Com uma formação definida e repetida há três partidas, Mano Menezes quer manter a boa fase e ir para a Copa com sua equipe na liderança – com 15 pontos, depende de vitória e tropeços de rivais, principalmente Cruzeiro e Fluminense, que também jogam neste domingo.

Emprestado pelo Timão ao clube carioca, Sheik já não teria condições de jogo por causa de uma cláusula em seu contrato. Por isso, ele levou o terceiro cartão amarelo na vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras, quarta-feira, e forçou a suspensão. Uma vitória pode confirmar a reação do time de Vágner Mancini, que tem oito pontos e tenta se afastar da zona de rebaixamento.

A arbitragem será de Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS), auxiliado por Rafael da Silva Alves (RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS). O Premiere, Premiere HD e PFCI transmitem a partida para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view, com Linhares Jr e André Loffredo. O GloboEsporte.com acompanha todos os lances em Tempo Real, a partir das 15h30.

Jogos de ontem

alex_keirrison_coritibaCoritiba

O clima não era dos melhores, mas os 3.127 torcedores pagantes (renda de R$ 38.950,00) que foram mais fortes que a chuva e a temperatura na casa dos 13 graus ganharam um presente com a vitória de 3 a 0 do Coritiba sobre o Goiás, a primeira do time alviverde no campeonato Brasileiro. De quebra, testemunharam na Vila Capanema uma atuação de gala de Alex e do atacante Keirrison, que fizeram os dois primeiros gols. Dener fechou o placar ainda no primeiro tempo e definiu o resultado.

Os três pontos não garantem a saída do Coritiba da zona de rebaixamento – o time depende de tropeços de Flamengo, Chapecoense ou Vitória para garantir a 16ª posição -, mas funcionaram para tirar a pressão sobre os jogadores na última partida antes da parada da Copa do Mundo. Do lado do Goiás, que foi totalmente surpreendido por um time aguerrido e bem organizado, a derrota impede de ficar entre os líderes. O esmeraldino está na sexta posição, mas também depende de outros resultados para manter a colocação.

luisfabiano_são pauloSão Paulo

O São Paulo contou com a ajuda preciosa do goleiro Giovanni, do Atlético-MG, e com dois erros da arbitragem para vencer por 2 a 1, neste sábado à noite, no Morumbi, e sair para o recesso do Brasileirão para a disputa da Copa do Mundo de forma tranquila. O gol da vitória, marcado por Pabón, teve a contribuição decisiva do arqueiro do Galo, que não conseguiu segurar um chute não muito forte e rasteiro, em cobrança de falta. A infração, porém, não existiu. Antes, Dátolo havia virado para o Galo, mas teve o lance anulado por um impedimento inexistente. Logo após o apito final, Péricles Bassols Cortez foi cercado por jogadores do time mineiro, muito irritados. Luis Fabiano abriu o placar para o Tricolor, e Josué descontou para os visitantes.

Com o resultado, o São Paulo chega aos 16 pontos e está na segunda posição do Campeonato Brasileiro – ao menos até o término da rodada, neste domingo. Já o Atlético, que foi melhor em boa parte do confronto, permanece com 14, no sétimo lugar.

Agora, as duas equipes entram férias e só voltam a campo pelo Brasileirão no dia 16 de julho. O Tricolor pega o Bahia, na Arena Fonte Nova. Antes disso, fará preparação de 15 dias em Orlando, nos Estados Unidos, incluindo um amistoso, que marcará a estreia de Alan Kardec. Já o Galo disputará três partidas na China entre 19 e 29 de junho. O próximo compromisso na competição nacional será contra a Chapecoense, na Arena Condá.

Fonte: GE