Defesa Civil AM promoveu capacitação para Coordenadores do Médio Solimões

Nessa segunda-feira (19), a Defesa Civil iniciou no município de Tefé (a 523 Km de Manaus), a “Capacitação dos Coordenadores Municipais do Médio Solimões”. A proposta é trabalhar nos gestores o compromisso de transformar as cidades em resilientes diante das situações emergenciais. Os municípios de Coari, Alvarães, Uarini, Maraã, Japurá, Fonte Boa, Jutaí e Juruá também participam da capacitação que vai até o dia 22 deste mês.

“Além de capacitar e aperfeiçoar o trabalho já desenvolvido pelos Coordenadores Municipais de Defesa Civil dessa região, queremos promover a resiliência das cidades, por meio da definição de ações e prioridades na área de gestão do risco de desastres”, enfatizou o secretário da Defesa Civil AM, Fernando Pires Junior.

O principal tema debatido com os participantes será “O que é uma cidade resiliente e os 10 passos para essa construção”. Esse termo é usado para aquelas cidades que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre, e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos.

A importância da implantação do número de emergência 199 da Defesa Civil Municipal (canal de comunicação direto com a população) também será destacada durante o curso. Outros temas envolvem a implantação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) nas comunidades ribeirinhas, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres Naturais (S2ID) e a elaboração de Planos de Contingência.

Assessoria da Defesa Civil do Amazonas