Defesa Civil AM promove ‘Curso de Brigada de Voluntários’ em Carauari

Começou nessa quarta-feira (14), no município de Carauari (788 km em linha reta de Manaus), o “Curso de Brigada de Voluntários 2018”, promovido pela Defesa Civil do Amazonas. Ao todo, 50 voluntários daquela cidade serão qualificados no curso, que tem o objetivo de preparar os participantes para situações de emergência, atuação em desastres naturais e tecnológicos e a ainda a implantação de Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) nas comunidades.

Essa é a quinta cidade que recebe a capacitação da Defesa Civil Estadual neste ano. “Uma forma de trabalhar a prevenção e preparar as comunidades para situações emergenciais de toda a natureza, promovendo a percepção de risco, evitando ou reduzindo o impacto de possíveis desastres”, enfatizou o secretário do órgão, Fernando Pires Junior.

Os instrutores vão qualificar 50 voluntários, baseados na Lei n°. 12.608, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Esta área abrange a implantação dos NUDECs, manuseio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres – S2ID, entre outros temas Além disso, vão atuar com os participantes em técnicas de navegação, salvamentos terrestre e aquático, combate a incêndio e noções de primeiros socorros.

No último dia de treinamento (19), haverá um “Simulado de Preparação de Desastres”, quando os voluntários vão aplicar as técnicas aprendidas nas aulas teóricas.

Assessoria Defesa Civil AM