Defesa Civil emite alerta para enchente no AM este ano

O Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa) da Defesa Civil do Amazonas informou que as calhas do Alto Solimões, Médio Solimões, Madeira e Baixo Amazonas estão em estado de atenção e as calhas do Purus e Juruá estão em estado de alerta para uma possível enchente, este ano.

“Quero deixar claro também que não temos como afirmar, no dia de hoje, que teremos a maior enchente e que ela provocará inundações em diversos municípios. Mas temos sim uma grande probabilidade, face à subida dos rios e à postura em que esses rios se encontram no dia de hoje. Essas principais calhas que nós mencionamos, do alto Solimões, Juruá, Madeira, do Purus, apresentam níveis bem elevados, se considerarmos a última marca histórica. Isso nos remete a uma preocupação, que nos traz a necessidade de fazermos um planejamento e buscarmos as alternativas viáveis para atender as possíveis necessidades dos municípios”, enfatizou o titular da Defesa Civil do Amazonas, tenente-coronel Francisco Máximo.

A Defesa Civil do Amazonas, por meio do , vem acompanhando as alterações de subida e decida dos níveis dos rios nas calhas do Estado e chama a atenção para os níveis atingidos até esta altura de 2019. As informações têm base nos dados repassados por órgãos oficiais de hidrologia e meteorologia.

A emissão do informativo de Alerta tem como objetivo subsidiar as defesas civis municipais na tomada de decisão e gerenciamento dos riscos que a inundação poderá causar e permitir preventivamente a preparação das populações de áreas urbanas e rurais para os possíveis impactos que afetem a qualidade de vida dessas populações e as tirem da normalidade social.

“Com base nessas informações coletadas através dos órgãos parceiros, nós coletamos os dados diariamente, monitoramos os níveis dos rios e estipulamos os níveis críticos para as calhas de municípios. Nós repassamos essas informações aos municípios para que o secretário municipal possa, junto com o prefeito, tomar algumas medidas na área de Atenção, se for o caso, ou na área do Alerta”, ressaltou o chefe do Cemoa, Charles Barroso.

Lista de municípios em alerta e atenção por calhas:

Calha do Purus: Canutama, Lábrea, Tapauá e Beruri – Alerta
Calha do Juruá: Guajará, Eirunepé, Ipixuna e Itamaraty – Alerta
Calha do Alto Solimões: Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença e Atalaia do Norte – Atenção
Calha do Madeira: Humaitá, Novo Aripuanã, Manicoré e Borba – Atenção
Calha do Médio Solimões: Coari, Fonte Boa, Tefé e Jutaí – Atenção
Calha do baixo Amazonas: Parintins, Barreirinha, Urucará e Boa Vista do Ramos – Atenção