Defesa Civil realizam visita técnica em área de risco para capacitação de gestores e prevenção de desastres

Alunos do “Curso Teórico Prático de Prevenção e Resposta” promovido pela Defesa Civil do Amazonas realizaram nessa terça-feira (11) visita técnica em uma área de risco no bairro Mauazinho, zona Sul de Manaus.

O local apresenta erosão por conta do escoamento de águas pluviais e acumulo de lixo. A elaboração do projeto preventivo dos alunos será feito nesta quarta-feira (12), como mais uma etapa do curso.

A visita faz parte prática do curso é fundamental para o aperfeiçoamento das estratégias de ação dos gestores municipais, diante de um cenário de desastre iminente, que pode afetar a população.

Curso

O curso teve início na segunda-feira (10) e é voltado para preparação avançada dos coordenadores de Defesa Civil, das 62 cidades do Estado, visando uma possível enchente de grandes proporções em 2019 e outros eventos naturais extremos.

Entre os temas abordados no curso, ministrado pelo coordenador geral de Prevenção da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Carlos Correia, estão: as Ações de Proteção voltadas a Mitigação, Preparação, Resposta e Recuperação; Elaboração de Diagnóstico e Plano de Trabalho; Importância da Prevenção; Gestão de Desastres e captação de Recursos.