Deputada apresenta PL para amparar PCDs durante pandemia

A deputada Joana Darc (PL) apresentou à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) um Projeto de Lei (PL) para criar uma linha de Apoio Profissional Especializada, provisória e em caráter de urgência às famílias que possuem Pessoas com Deficiência (PCD) ou Portadores de Necessidades Especiais (PNE).

Segundo o PL, a família que indicar qualquer dificuldade econômica ou financeira poderá entrar em contato por meio de um canal de atendimento ou através de cadastro realizado por Agente Comunitário de Saúde (ACS). Esse profissional fará o acolhimento, orientação e suporte necessários, e intermediação com Psicólogos e Terapeutas Ocupacionais, que estarão disponíveis para este fim.

“Com a paralisação de muitos serviços, as famílias com pouco ou nenhum grau de treinamento têm encontrado dificuldade em lidar no âmbito familiar e social, com essa situação”, disse a parlamentar no projeto.

Remédios

A deputada Joana Darc também apresentou outro PL para criação de um plano de emergência para a entrega regular de remédios aos doentes crônicos.

No texto, a parlamentar propõe a transferência de farmácias de postos de saúde, para outras instituições públicas; a entrega em domicílio dos remédios; autorização a parentes de primeiro e segundo grau, para que possam buscar os medicamentos e a distribuição trimestral dos remédios, o que hoje é feita mensalmente.

(*) Com informações da assessoria da Aleam