Deputada cobra que governo do Amazonas realize concurso público para Saúde

Requerimento questiona sobre a realização de concurso para área da saúde no Amazonas

Foto: Divulgação

Um requerimento da deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), solicitou informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) sobre a realização do concurso público pela pasta. O requerimento questiona quando a pasta irá organizar um novo certame.

Para Pinheiro, a prioridade da Secretária de Saúde deveria ser um novo concurso, tendo em vista que o último foi realizado ainda em 2014, além dos recentes problemas enfrentados por Wilson Lima (UB) com relação aos contratos terceirizados e temporários, que aumentam anualmente.

Ela afirma que a principal prejudicada com o problema vem sendo a população amazonense. “Há oito anos a SES não realiza contratações de servidores públicos efetivos para o seu quadro de funcionários, ficando a mercê de contrato com terceiros para prestação complementar de seus respectivos serviços. Inclusive, no período entre 2020 e 2021, contratou mais de dois mil funcionários temporários. Os profissionais da Saúde precisam de segurança e condições dignas de trabalho, quando isso falta, a população é diretamente afetada”, detalhou a parlamentar.

Segundo Mayara, existe uma publicação no Diário Oficial do Estado (DOE-AM), que ainda em 2020 formou a comissão especial para o concurso. Apesar disso, não há previsão para o certame, após diversos adiamentos devido à pandemia enfrentada no ano de 2020/2021.

Para ela, o atual cenário do estado de pós-pándemia garante ao estado a situação ideal para a realização do concurso. “Estamos entrando no momento pós-Covid 19 e vejo como uma excelente oportunidade para a realização do concurso a fim de renovar o quadro de servidores e apoiar os profissionais que enfrentaram a pandemia. Precisamos ampliar a oferta, mas, para isso, é necessário assegurar estabilidade e condições adequadas aos profissionais da Saúde”, concluiu Dra. Mayara.