Deputada defende Museu Internacional do Esporte em Manaus

A vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), é uma das apoiadoras da criação do Museu Internacional do Esporte na cidade de Manaus. O assunto foi discutido na casa do idealizador do projeto, o desportista e colecionador Roberto Gesta de Melo, representante da América do Sul no Conselho da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), além de presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo (Consudatle) e da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA).

“O trabalho do doutor Roberto Gesta é reconhecido em todo o mundo. Todos os anos vêm pesquisadores para conhecer o acervo de mais de 70 mil peças, grande parte delas relíquias, peças com mais de 2 mil anos antes de Cristo. É um museu preciosíssimo. Nós temos um bem incalculável financeiramente e a proposta dele é criar aqui o Museu Internacional do Esporte”, disse Alessandra.

Segundo o desportista, o Museu Internacional do Esporte vai funcionar em duas salas na Arena da Amazônia. A primeira etapa foi bancada com recursos próprios do colecionador, mas agora ele busca apoio do Poder Legislativo para sensibilizar o Governo do Estado para a finalização do projeto e manutenção do museu.

Gesta é dono da maior coleção privada de artefatos esportivos do mundo, com mais de 70 mil peças no acervo. Significa que a história do esporte mundial pode ser contada a partir de um museu a ser inaugurado na terra natal do dirigente.

Para a deputada, o museu pode reposicionar o Amazonas na rota do turismo internacional e incrementar a circulação de dinheiro na economia local. Essa é a principal argumentação que os deputados usarão para sensibilizar o Governo a apoiar a finalização do projeto e o funcionamento do mesmo.

“Esse museu traria também esses turistas e toda a população do Amazonas para conhecer e a gente teria o maior museu da história do esporte no mundo. O mundo inteiro teria que se curvar a esse museu”, disse a deputada.

Com informações da assessoria da parlamentar.