Deputada diz que usar palavras de Lula em vídeo pra alicerçar prisão é ‘ridículo’

deputada federal Jandira Feghal capa

A deputada federal Jandira Feghali classificou como “uma incompetência impressionante”, “ridículo” e sinal de “absoluta má-fé” do Ministério Público de São Paulo citar o vídeo que ela fez de Lula para embasar o pedido de prisão do ex-presidente. Na gravação, Lula conversa com Dilma Rousseff, no diretório do PT, horas depois de prestar depoimento à Polícia Federal e usa um palavrão ao relatar as perguntas que foram feitas a ele pelos policiais.

De acordo com a colunista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo, a parlamentar diz que, ao contrário do que foi divulgado, Lula não afirma no vídeo “eles que enfiem no c* o processo”, referindo-se aos procuradores e policiais que o investigam, mas sim “eles que enfiem no c* o acervo”.

Ainda segundo a deputada, o ex-presidente se referia ao acervo que levou da Presidência da República depois de deixar o governo. Por lei, ex-mandatários levam objetos e documentos que ganharam de presente embora e têm de se responsabilizar por eles.

A parlamentar afirma que Lula relatava a outra pessoa as perguntas feitas pelos policiais. E fez o comentário “indignado”, com o palavrão. E, segundo Feghali, a prova de que o petista não se referia a “processo” e sim ao acervo seria a frase que ele diz na sequência do palavrão, explicando o conteúdo do que guardava num depósito: “É um monte de contêiner, de tranqueira que eu ganhei quando tava na presidência”.

É possível ouvir essa frase com clareza no vídeo. Já a expressão em que ele usa o palavrão não é clara, pois a voz de Jandira Feghali encobre a de Lula.

“Lula estava entre amigos, em ambiente privado. Não estava falando em público, não desrespeitou ninguém”, afirma ela, antes de dizer que “falar palavrão não é crime. Todo mundo solta um palavrão quando está indignado”.

Para finalizar, Jandira diz que resolveu fazer o vídeo para tentar “acalmar a militância”, preocupada com o que ocorrera com Lula no dia.

Fonte: Notícias ao Minuto