Deputado denuncia macas em corredores do Platão Araújo: ‘Cadê o dinheiro da saúde?’

O deputado Dermilson Chagas trouxe a foto de pacientes em macas, totalmente descobertos

dermilson platão araujo

Foto: Reprodução

O deputado estadual Dermilson Chagas (Republicanos) denunciou, na manhã desta quarta-feira (4), as péssimas condições no tratamento dado aos pacientes do Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, na zona Leste de Manaus. Durante sessão na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o parlamentar disse que os pacientes ficam no corredor aguardando atendimento, além disso, faltam itens básicos como copos para beber água.

Dermilson divulgou uma foto de pacientes que esperavam atendimento no corredor do hospital deitados em macas, totalmente descobertos. Ele criticou abertamente o secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad.

“Cadê o dinheiro da saúde? Cadê o excesso de arrecadação? Corredores lotados, não tem água e nem copo para beber água. O que o Anoar (Samad) está fazendo? Ele vende beleza, isso é trabalho e dignidade? […] São condições dadas à população? Olhem esse senhor de idade, em uma maca no corredor, sem lençol. É com fatos, com fotos. Que a base do governo se manifeste, que chamam a gente de mentiroso”, disse.

dermilson 2

Foto: Divulgação

O deputado Wilker Barreto (Cidadania) também se manifestou a respeito da denúncia apresentada por Dermilson Chagas. “Essa foto aumenta a responsabilidade desta Casa (Aleam) de implementar a CPI da Asfixia em respeito ao povo do Amazonas. E não mudou. Primeira onda colapso, segunda onda colapso, nenhum ganho estrutural e essas fotos continuam a chegar em nossos celulares”, reiterou.

Embate

Durante a sessão, o deputado Dr. Gomes (PSC), aliado do governador Wilson Lima (União Brasil), mudou o foco da discussão e esqueceu dos problemas vividos pelo Amazonas durante a pandemia da Covid-19 ao criticar a fala de Dermilson Chagas. “Mostrar a foto de um paciente que não tem uma identificação. Pode ser um acidente de trânsito ou outra ocorrência de saúde. É muito fácil chegar aqui nessa Casa e dizer que o Governo não está investindo em saúde. Está investindo sim. É inegável o trabalho que o Anoar Samad está fazendo com sua equipe, tirou o Amazonas do caos”, falou.

Logo em seguida, Wilker rebateu as declarações do Dr. Gomes e disse que irresponsável é quem não paga os profissionais da saúde. “Irresponsável, para mim, é quem não paga enfermeiro de UTI. Irresponsável é secretário de Saúde que deixa atrasar três de salários da Fundação Cecon. Agora na versão do Gomes o culpado é o povo. Vou desafiar Vossa Excelência a sair daqui para qualquer hospital. Saúde é coisa séria”, explica.