Anúncio Advertisement

Deputado diz que políticos deveriam se espelhar no exemplo de Mandela

luiz castro

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, o deputado estadual Luiz Castro (PPS) aproveitou a oportunidade, na manhã desta terça-feira (10) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para homenagear o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, falecido na última quinta-feira (05).

Relembrando os grandes feitos do líder político, o deputado pediu um minuto de silêncio em homenagem ao líder e referenciou Mandela como um herói. “Nelson Mandela honrou e glorificou a política, por isso pode ser com certeza o último herói da política no mundo, já que foi capaz de praticar a política com decência, honestidade e venceu, apesar de todos os percalços que sofreu na vida, permanecendo 27 anos preso nas masmorras por defender a liberdade e igualdade entre as pessoas”, declarou Castro, apontando os 65 anos da Declaração Internacional dos Direitos Humanos como uma coincidência à morte de Mandela.

Luiz Castro lamentou, ainda, o desconhecimento da maioria das pessoas, em especial os jovens, em relação à figura de Mandela. “Hoje ele é reconhecido no mundo inteiro  como o mais importante líder do mundo no século 20. No entanto, é quase desconhecido entre os jovens. Os professores deveriam ensinar além das datas, traduzindo para os seus alunos a construção de um conhecimento”, afirmou, sugerindo também que os políticos se espelhem no líder sul-africano.

O deputado estadual José Ricardo (PT) aparteou o discurso, elogiando a escolha do tema e a correlação com o Dia Nacional dos Direitos Humanos. “Nelson Mandela é um exemplo da luta pelos direitos humanos. E o nosso papel como parlamentar é também defender os direitos humanos, das pessoas, dos necessitados”, afirmou.