Deputado faz fiscalização na FCecon e constata que Governo continua sem dar solução para os problemas

José Ricardo Fcecon capa

Após denúncias de pacientes que fazem tratamento na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), o deputado José Ricardo Wendling (PT) esteve novamente nesse hospital fiscalizando o atendimento e constatou os seguintes problemas: deficiências em equipamentos radioterapia para atender a grande demanda da unidade; o único aparelho de ressonância magnética está “quebrado” há mais de um ano; funcionários terceirizados da saúde que atuam no local estão com salários atrasados há pelo menos três meses, prejudicando o atendimento aos pacientes; além da ameaça de faltar materiais e acessórios hospitalares, por demora no processo licitatório.

“Esse é o retrato da situação em que se encontra a saúde pública. A falta de gestão e de prioridade do Governo do Estado em investir nos hospitais tem feito muita gente sofrer e até morrer, em busca de atendimento, da realização de exames e de cirurgias. A exemplo da FCecon, percebemos que custa mais caro fazer tratamento em hospitais privados do que fazer investimentos dentro da própria Fundação, para diminuir essa grande fila existente e salvar vidas”, declarou o deputado.

Ele cobra ainda do Governo a substituição das empresas que atuam nos hospitais por servidores públicos concursados, a fim de resolver esse “eterno” dilema de atraso de pagamento e não cumprimento de direitos trabalhistas de técnicos terceirizados da saúde. “Situação que já denunciei até no Ministério Público do Trabalho”.

Como resultado dessa fiscalização, José Ricardo irá apresentar requerimento à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) solicitando a realização de Audiência Pública para debater com a sociedade e poder público soluções definitivas aos problemas encontrados na FCecon. Além disso, também irá propor Indicação ao Governo para garantir a realização desses investimentos na Fundação, como ainda encaminhará à Secretaria de Estado da Saúde (Susam) relatório detalhado dessa visita, cobrando providências urgentes.