Deputado propõe a criação de linha de crédito para projetos de energia solar

O deputado Luiz Castro (Rede) apresentou requerimento propondo ao Governo do Estado, a criação de uma linha de crédito específica na Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), para financiar projetos de energia solar, com taxas de juros e prazos diferenciados, além de bônus de adimplência.

Presidente da Comissão do Meio Ambiente, Luiz Castro ressalta a importância da energia solar fotovoltaica como alternativa energética renovável, limpa, sustentável e fonte geradora de emprego e renda, além do baixo impacto ambiental. “O Governo precisa estruturar e implementar uma política estadual de incentivo ao uso de energia solar, numa região tão favorável à geração desse tipo de energia, com tanta luz solar”, destaca o deputado.

O projeto já havia sido apresentado ao Governo do Estado em outubro do ano passado, mas enquanto este não se manifesta, o Governo Federal através do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), acaba de criar uma linha de crédito para a instalação de geradores de energia solar, direciona aos Estados da região. “No entanto, o crédito do FNO é mais burocratizado do que o da Afeam, devido à baixa capilaridade dos agentes financeiros do Governo Federal, enquanto que a agência estadual permite o acesso de um maior número de beneficiários ao Programa”, observa o deputado Luiz Castro.

Cópias do requerimento também foram encaminhadas para o presidente da Afeam, Alex Del Giglio, e ao secretário estadual de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Alfredo Paes dos Santos.