
De acordo com a tia dele, Mari Izabel de Oliveiro Gatinho, no dia em que desapareceu, Diego foi visto saindo às 21h35 do apartamento onde mora, situado na avenida Pedro Teixeira, bairro Flores, zona centro-sul da capital.
O deputado Luiz Castro (Rede) apresentou requerimento propondo ao Governo do Estado, a criação de uma linha de crédito específica na Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), para financiar projetos de energia solar, com taxas de juros e prazos diferenciados, além de bônus de adimplência.
Presidente da Comissão do Meio Ambiente, Luiz Castro ressalta a importância da energia solar fotovoltaica como alternativa energética renovável, limpa, sustentável e fonte geradora de emprego e renda, além do baixo impacto ambiental. “O Governo precisa estruturar e implementar uma política estadual de incentivo ao uso de energia solar, numa região tão favorável à geração desse tipo de energia, com tanta luz solar”, destaca o deputado.
O projeto já havia sido apresentado ao Governo do Estado em outubro do ano passado, mas enquanto este não se manifesta, o Governo Federal através do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), acaba de criar uma linha de crédito para a instalação de geradores de energia solar, direciona aos Estados da região. “No entanto, o crédito do FNO é mais burocratizado do que o da Afeam, devido à baixa capilaridade dos agentes financeiros do Governo Federal, enquanto que a agência estadual permite o acesso de um maior número de beneficiários ao Programa”, observa o deputado Luiz Castro.
Cópias do requerimento também foram encaminhadas para o presidente da Afeam, Alex Del Giglio, e ao secretário estadual de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Alfredo Paes dos Santos.