Deputado reclama da possível retirada pela Susam da única ambulância do hospital de Itacoatiara

O deputado PM Cabo Maciel (PR) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), nesta semana para pedir  ao secretário Executivo da Susam, Orestes Guimarães, que mantenha no município a ambulância doada ao Hospital José Mendes, de Itacoatiara (a 265 km de Manaus), para atender a população.

De acordo com o parlamentar, a doação da ambulância ao hospital de Itacoatiara foi feita em março do ano passado, visando oferecer um atendimento não apenas mais ágil, mas também mais qualificado, de urgência e emergência. “Agora estão pedindo seu retorno para manutenção, já que o município não faz”, disse.

A ambulância é equipada com sirene eletrônica, maca retrátil, banco baú para acompanhantes, ar-condicionado, suporte para cilindro de oxigênio fixo na maca, mangueira de oxigenação, suporte de soro e sangue, entre outros itens.

Cabo Maciel informou que além de Itacoatiara, a ambulância atende pacientes graves de outros municípios adjacentes. “Mesmo que coloque duas ambulâncias para funcionar, a deficiência vai continuar, porque a precária situação da rodovia AM-010, que liga Manaus a Itacoatiara, bem como a falta de sinalização vertical e horizontal, tem causado constantes acidentes, na maioria com vítimas graves, que motivou a solicitação da Ambulância para atender a população”, frisou.