Deputados criticam Wilson Lima após entidade nacional apontar o Amazonas como líder de violência no país

A movimentação dos deputados ocorreu após um estudo apontar o AM como líder na taxa de violência no Brasil

Deputados do Amazonas criticaram o governador Wilson Lima (União Brasil), após ser divulgado o estudo do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022, na última terça-feira (28), que colocou o Amazonas como líder no índice de violência no País.

Sob o comando de Wilson Lima, o Amazonas liderou a taxa de assassinatos, registrando uma alta de 49%, somando 1.670 mortes entre 2020 e 2021. Desses, 57% dos homicídios foram registrados em Manaus, com 1060 assassinatos, gerando um aumento de 58,7%.

Após os dados serem divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os parlamentares do estado criticaram Wilson Lima. O primeiro deles foi o deputado federal José Ricardo (PT), afirmando ser grave a atual situação do estado. “O governo do Estado diz ter investido R$ 280 milhões na melhoria da segurança pública, mas vemos que, até agora, nada foi feito. Quase todas as delegacias do interior estão caindo aos pedaços, estão faltando policiais para fazer o policiamento ostensivo. Temos poucas investigações e muito desânimo entre os trabalhadores da Segurança e, portanto, devemos saber o que foi feito com estes recursos e a promessa de investimentos na área de segurança pública”, afirmou.

Para o parlamentar, o crime foi ignorado no estado. “Estes dados mostram o descaso do governo estadual e do governo federal em relação à segurança pública. Todos os indicadores mostram o crescimento da violência na região Norte e o Amazonas, em particular, está em primeiro lugar em termos de assassinatos e os casos também afetam o interior do Estado. Temos municípios do Amazonas entre os mais violentos do Brasil, ou seja, o governo federal cortou recursos no combate a violência no interior do Estado”, destacou o parlamentar.

Já o deputado Dermilson Chagas (Republicanos) afirmou que existe um sucateamento na segurança do Amazonas. “O governador Wilson Lima não aparelhou a Segurança Pública devidamente, não está dando o suporte que tanto a PM (Polícia Militar) quanto a Polícia Civil merecem, principalmente no interior do Estado. Eu visitei delegacias de vários municípios e o que eu encontrei foi um cenário de abandono, com delegacias funcionando sem a mínima estrutura”, frisou.

Além deles, o deputado Ricardo Nicolau afirmou que o Wilson Lima perdeu o controle do estado. “O governador do Amazonas perdeu o controle da segurança pública e a prova mais recente disso são esses dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Todos os dias, a população sai para trabalhar com medo. Todos os dias, vemos na imprensa crimes que resultam em mortes violentas e o nosso estado sendo, mais uma vez, destaque negativo nacional e até internacional”, finalizou.