Deputados protocolam na Aleam pedido de ‘CPI da Pandemia’ para investigar gastos com dinheiro da saúde

Foto: Divulgação

O requerimento para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da pandemia, para investigar os gastos na saúde, foi protocolado na manhã desta terça-feira (16). Os autores da proposta Wilker Barreto e Dermilson Chagas, (Podemos) se basearam nos constantes erros do Governo do Amazonas que contribuíram para a evolução da pandemia que ultrapassa o número de 11 mil mortes no Estado.

Os parlamentares querem com a CPI investigar a destinação dos recursos federais e estaduais aplicados na pandemia no Amazonas. “A sociedade quer saber, para onde foi o dinheiro federal e estadual dos gastos da Covid? O Governo Federal e do estado gastaram bilhões com a Covid. É notório o descontentamento do povo. Tenho certeza que isso é uma pergunta que paira em todo o Amazonas”, disse o líder da Oposição, Wilker Barreto.

Líder do Podemos na Casa, Dermilson quer total transparência dos secretários e dos coordenadores que estão à frente da saúde. “Objetivo é dar transparência, mostrar para a população o que foi feito com esse recurso, porque morreu tanta gente, onde que o Governo e os secretários erraram. É uma informação que é essencial, que só deverá vir através da CPI”, afirmou.

Assinaturas

Para ser instaurada na Aleam, a ‘CPI da Pandemia’ precisa de no mínimo oito assinaturas. Até o momento, no documento constam apenas as assinaturas dos deputados autores, Wilker Barreto e Dermilson Chagas.

(*) Com informações da assessoria