Detran-AM aumenta número de vagas para exames práticos em 70%

O número de vagas para exames práticos de direção realizados no Complexo de Exames de Direção Veicular (CEDV) aumentou. Por semana, o quantitativo subiu de 800 para 1.365, o que totaliza um aumento de 3.200 para 5.460 por mês. Esse crescimento, segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), representa um acréscimo total de 70% no quantitativo de vagas ofertadas ao mês e por semana.

Com o aumento no número de vagas, agora o tempo de agendamento da prova prática para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) fica reduzido. A partir deste mês, o candidato que marcar a primeira prova, e também o reteste, poderá fazê-los em até 30 dias. Antes das alterações, o prazo chegava a ser de até dois meses.

Esse aumento ocorreu após planejamento da gestão do Detran-AM, que remanejou servidores, alterou metodologia de trabalho e fez ajustes no contexto administrativo e jurídico para otimizar o tempo para a realização dos exames.

Com essas mudanças, foi possível dobrar o número de examinadores, que passou de sete para 14, e ainda criar horários extras para a realização das provas. Antes das alterações, os exames eram realizados das 8h às 15h30, durante e semana, e das 8h às 10h, aos sábados. Agora, durante a semana, as provas podem ser feitas até as 16h30 e, aos sábados, até as 11h.

(*) Com informações do Detran-AM