Detran/Am estaria cobrando IPVA duas vezes em quatro meses

veiculos_detran (1)

 

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM) estaria emplacando os veículos com identificação do mês, diferente daquele em que foi adquirido, o que vai provocar um pagamento duplicado de IPVA. Exemplo disso, é que os carros emplacados nesse mês de outubro, que deveriam ter a numeração final zero, estariam saindo com a numeração dois, que corresponde ao mês de fevereiro, ocasionando que os proprietários desses veículos, paguem IPVA agora, por ocasião do emplacamento, e paguem novamente daqui há quatro meses, em fevereiro. O correto seria pagar o imposto somente em outubro de 2014.

Essa reclamação em tom de denúncia foi feita da tribuna da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), esta semana, pelo deputado estadual Luiz Castro. Além de equivocado, Luiz Castro disse se tratar de um procedimento injusto para com os cidadãos amazonenses que estão comprando carro neste mês. O deputado apelou ao diretor do Detran, Leonel Feitoza, para que tome providências e acabe com esse abuso, que estaria afetando até mesmo os negócios das concessionárias de veículos. “As pessoas estão deixando de adquirir carro agora por conta disso, ou seja, não vão querer pagar IPVA novamente daqui a quatro meses”, disse.

Castro defende que o Detran corrija imediatamente essa falha. Quanto aos carros adquiridos neste mês que receberam a placa com o número dois, o órgão tem que fazer um documento específico colocando os mesmos para pagarem o imposto somente em outubro do próximo ano. “Pode ser que o órgão não tivesse preparado para emplacar tanto carro neste mês, mas o usuário não pode ser penalizado por conta disso”, frisou.