Deu no Radar: Sabá Reis quer CPI contra as dispensas de licitação, de Amazonino

Quanto mais o tempo passa, mais os ensinamentos de minha mãe, semianalfabeta, mas sábia, ficam cada vez mais sob medida para os tempos em que estamos vivendo. Um dos ditos populares mais usados por ela era “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, dando a entender que pessoas cobravam dos outros, atitudes e exemplos que não praticavam.

E foi desse ensinamento de minha mãe que lembrei quando estava escrevendo sobre as dispensas de licitação milionárias feitas pela gestão de David Almeida (Avante), a maior delas pela Secretaria de Limpeza Pública, de Sabá Reis.

Essa minha mente de repórter, que não sofre de memória curta, me levou lá para os tempos de Sabá Reis, quando era deputado e parecia estar tendo um surto nervoso, chegava a babar de raiva, quando falava das dispensas de licitação que estavam sendo feitas pelo então governador do Estado, Amazonino Mendes.

Sabá Reis chegou a apresentar um requerimento para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) com o objetivo de investigar essas dispensas de licitação.

Em entrevista ao Radar, em agosto de 2018, Sabá Reis, afirmou que só uma CPI iria “estancar a roubalheira do Governo” com as dispensas de licitação. Bom lembrar, que Amazonino estava governador do Estado, após ter vencido uma eleição suplementar realizada em 2017 e era candidato à reeleição para o Governo, tendo como adversário ninguém menos que David Almeida, o candidato de Sabá Reis para Executivo estadual.

Naquela época, dispensa de licitação era ilegal e imoral, o que parece não ser mais, após o grupo político de Sabá Reis ter chegado ao poder. Mas, se estivesse viva, minha saudosa mãezinha com certeza diria mais algum dos ditos populares para ilustrar a situação. Acho que ela diria que era bom o secretario Sabá Reis e seu grupo político lembrar que “com ferro fere, com ferro será ferido”.

Nem precisar explicar, né mesmo, inteligentíssimos leitores do Radar?