“Dezembro Vermelho” terá programação especial no TJAM

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) dará início, nesta segunda-feira (3), as ações em alusão a campanha “Dezembro Vermelho”, data referente ao Dia de Luta contra a Aids.

A data existe desde outubro de 1987, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu o 1º de Dezembro como o dia mundial dessa luta. No Brasil o governo promove campanhas de apoio através do Ministério da Saúde desde 1988.

Durante a campanha, serão oferecidos serviços de saúde, bem como difundidas informações afirmativas quanto à qualidade de vida, sensibilidade das necessidade de medidas de prevenção e proteção e também a importância de se enfrentar preconceitos quanto ao tema. O público-alvo são os magistrados, servidores, colaboradores e estagiários da Corte.

Nesta segunda (3), serão oferecidos no TJAM testes rápidas para sífilis, hepatites virais e HIV, assim como ações de dosagem glicêmica e aferição de pressão arterial. A ação acontece no Edifício Arnaldo Péres, no Aleixo. Na quarta-feira (5), os serviços serão realizados no Setor Médico do Fórum Mario Verçosa.

A ação é realizada pelo Judiciário em parceria, entre outros, com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Fundação de Medicina Tropical (FMT), Fundação Alfredo da Mata (FUAM), Hapvida, acadêmicos de medicina Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Pastoral para Apoio da Pessoa com HIV, além da Rede Nacional Pessoas Vivendo com HIV (RNp) e da Clínica Pulsar.

Com informações da assessoria do TJAM.