Dia da Cultura Cubana é celebrado em Manaus com “Mostra de Cinema”

Uma parceria de sucesso da secretaria de Cultura do Estado em prol da cultura universal, junto ao Consulado Geral da República de Cuba em Manaus traz, entre os dias 19 e 21 de outubro, no Teatro Gebes Medeiros, às 18h30, a Mostra de Cinema Cubano, com entrada gratuita, para celebrar o Dia da Cultura Cubana, comemorado dia 20 deste mês.

A iniciativa é local, com filmes selecionados pelo cônsul-geral de Cuba em Manaus, Turcios Miguel López, que lembra que esta será a segunda mostra realizada neste ano e tem como objetivo valorizar tudo o que representa esse país caribenho, que tem como marcas o socialismo, altas taxas de alfabetização e ótima política na área da saúde com consequência em boa expectativa média de vida.

De acordo com Turcios, os filmes selecionados estão relacionados, diretamente com o processo de luta de criação da nação cubada e começa dia 19/10, com o filme Kangamba (2008), que trata da participação de Cuba na guerra de independência da Angola. O segundo filme, “Cheiro de Carvalho”, a ser exibido dia 20/10, destaca a escravidão e a participação de Cuba na Revolução Haitiana e o terceiro e último filme da mostra, “El Benny”, exibido dia 21/10, volta-se para a área cultural, mostrando a vida de um famoso cantor de jazz cubano.

Para o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, a mostra contribui para ampliar o conhecimento sobre a cultura cubana por meio da Sétima Arte. “Como todo o tipo de manifestação artística, os filmes são veículos de conhecimento e informação, e esta parceria é um momento para celebrarmos um País que tem muito a nos ensinar por meio de sua história política, personagens e tradições: Cuba!”, ressaltou.

Sobre o Dia da Cultura Cubana

A celebração do Dia da Cultura Cubana na data de 20 de outubro foi instituída em 1980, em homenagem ao 20 de outubro de 1868, data em que as tropas de libertação popular cubanas, sob a direção de Carlos Manuel de Céspedes libertaram a cidade de Bayamo.

Foi quando o povo cubano, pela primeira vez, cantou o Hino Nacional, chamado “A Bayamesa”, expressando o espírito da independência em sua inflamada música e poesia patriótica, canto pleno à insurreição libertadora e à abolição da escravidão e manifestação artística desse profundo ato configurador da consciência cubana, expressão e símbolo mais alto e genuíno da cultura nacional.

Assim, a comemoração anual do Dia da Cultura cubana deve-se à necessidade de comemorar o surgimento da cultura independentista, abolicionista, anti-imperialista, voltada ao progresso social.

Programação de filmes da Mostra de Cinema Cubano

QUARTA-FEIRA (19/10)

kangamba_capaKANGAMBA (2008)
Direção: Rogelio Paris
Elenco: Armando Tomey, Linnett Hernández, Samuel  Claxton, Alexis Díaz de Villegas, Herón Vega Granados, Julio Quesada, Rubén Pérez, Renny Arozarena
Gênero: Ação / Guerra
Classificação: 13 anos
Duração: 100 minutos
Prêmios: Prêmio Nicolás Guillén da União de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC) para o diretor Rogelio Paris, Cuba, 2008.

Sinopse

República Popular de Angola. Agosto de 1983. Milhares de efetivos da UNITA, treinados e armados pelo racista exército sul-africano, lançam uma violenta ofensiva contra forças do FAPLA leais ao governo angolano e contra um grupo de assessores cubanos, combatentes das FAR, estacionados em Cangamba, pequeno povoado situado ao sul do país.
Durante mais de uma semana, se desenvolve uma desigual batalha, que também golpeia à inocente população civil. Este filme pretende refletir e recriar esta dramática situação, na qual os combatentes Faplas e das FAR tratam de resistir e prevalecer, mas pagando um alto preço: a vitória, as vezes, pode ter um amargo sabor.

QUINTA-FEIRA (20/10)

roble-de-olor_capaCHEIRO DE CARVALHO (2002)
Direção: Rigoberto López
Elenco: Jorge Perugorría, Lia Chapman, Rubén Breñas, Raúl Martín, Raquel Rubí, Nelson González, Manuel Oña, Raúl Pomares, Abel Rodríguez, Pablo Guevara, Leonardo Benítez
Gênero: Romance / Drama
Classificação: Livre
Duração: 135 minutos
Prêmios: Prêmio “DILAKO” de Melhor Filme do Festival do Cinema Panafricano de CANNES, França, 2006.

Sinopse
Primeira metade do século XIX. Uma história de amor infinito entre uma mulher negra de Santo Domingo (Haiti) e um alemão comerciante recém-chegado a Cuba.

Em um lugar cercado pela intolerância e pela incompreensão, Ursula Lambert e Cornelio Souchay  são mais do que duas culturas que se encontram, duas identidades, dois modos de pensar a vida. O amor é uma condenada utopia que luta pela consumação de um destino. A história de uma obsessão e de uma esperança: viver em um mundo melhor.

SEXTA-FEIRA (21/10)

el-benny_capaEL BENNY (2006)
Direção: Jorge Luis Sánchez
Elenco: Enrique Molina, Renny Arozarena, Carlos Ever Fonseca, Limara Meneses, Mario Guerra
Gênero: Biografia / Drama
Classificação: 18 anos
Duração: 132 minutos
Prêmios: Prêmio El Mégano da Federação Nacional de Cine Clubes – 28º Festival Internacional do Novo Cinema Latinoamericano (Havana, 2006);
Seleção Oficial no 59º Festival de Cinema de Locarno, Suíça, 2006;
Seleção Cubana para Indicação ao Oscar, 2007;
Prêmio de Melhor Ator para Renny Arozarena – 9º Festival Internacional de Cine de Santo Domingo (República Dominicana, 2007);
Seleção Oficial no 24º Festival Internacional de Cinema de Miami, Estados Unidos, 2007;
Seleção Oficial no 19º Festival Rencontre Cinemás d’Amerique Latine, Toulouse, França, 2007;
Prêmio de Melhor Ator para Renny Arozarena no Festival Internacional de Madrid Mósteles, Espanha, 2007.

Sinopse

Recém-chegado do México, Benny Moré estabelece sua carreira no final dos anos 40 em Cuba. Em pouco tempo se transforma no delírio das multidões. Depois de um desgastado contrato, no qual realizava campanhas eleitorais e de ter visto seu sonho de construir uma “jazz band” traído, Benny se afunda no excesso de álcool, festas e sexo. A vida sempre conturbada desse artista com a família, seu passado, suas vinganças, seu sucesso e frustrações, termina por levá-lo a desenvolver uma severa crise hepática    que lhe colocou à beira do abismo.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

Serviço: “Mostra de Cinema Cubano”

Data: de 19 a 21 de outubro de 2016.

Local: Teatro Gebes Medeiros (Avenida Eduardo Ribeiro, nº 937 – Centro).

Entrada: gratuita.

Horário de início: 18h30.

Público-alvo: de acordo com a classificação indicativa de cada filme.