Dia internacional da Pessoa Com Deficiência é celebrado em Manaus

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado nesta terça-feira (3), e o Teatro da Instalação promoverá o “Primeiro Concerto de Luta da Pessoa com Deficiência”. A programação inicia às 9h e a entrada será um pacote ou lata de leite. As doações serão destinadas ao Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GAAC) e ao Abrigo Moacyr Alves.

O evento traz o concerto “A luz através dos dedos” e  contará com participações do Metropolitan Trio, da Camerata de Violões do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, e dos cantores Gleydson Carlos e Manoel Passos.

Programação – A Camerata de Violões, grupo do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – Unidade Padre Pedro Vignola, abrirá a programação. Sob regência do maestro Jaziel Maduro, o grupo composto por cinco violonistas e um percussionista, apresentará um repertório com canções populares como “Amazonas Moreno” (Raízes Caboclas), “Por isso corro demais” (Roberto Carlos), “Tarde em Itapoã” (Toquinho/Vinicius), “Fogo e paixão” (Wando) e “Wisky a go go” (Roupa Nova).

Formado pelos violinistas Karla Seixas e Fabiano Bessa de Abreu, e pelo multi-instrumentista Thiago da Silva Barbosa, o Metropolitan Trio será a segunda atração do evento e apresentará um repertório que mistura clássico com pop, com músicas como “Strings trio in C minor. 1st mov.” (Ludwig Van Beethoven), “Por una Cabeça” (Carlos Gardel), “Shape of you” (Ed Sheeran), “Rockabye” (Clean Bandit) e “It’s my life” (Bon Jovi).

Na sequência, Gleydson Carlos, cantor e violonista deficiente visual, fará o show “Eu, Você e o Rei”, uma homenagem a Roberto Carlos. Ele será acompanhado pelos percussionistas Fausto Maia e Stivisson, os músicos também são deficientes visuais. A apresentação contará ainda com participações especiais de Linda Carter, Peter e Sandra Amazonas. No repertório, sucessos como “Debaixo dos caracóis de seus cabelos”, “Namoradinha de um amigo meu”, “Amor perfeito”, “Promessa” e “Jovens tardes de domingo”.

Finalizando a programação, o cantor e violonista Manoel Passos fará um tributo a Bossa Nova, com os sucessos “Escravo da alegria” (Toquinho e Vinicius), “Wave” e “Garota de Ipanema” (Tom Jobim); e “Aquarela” (Toquinho).

A data: Com objetivo de conscientizar a população mundial a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todas as pessoas com deficiência, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em outubro de 1992, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Desde então, a data é celebrada no dia 3 de dezembro, quando é estimulada uma reflexão sobre a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, promoção dos direitos humanos, e a inclusão desse segmento na sociedade.

Serviço:

O quê: “Primeiro concerto de luta da pessoa com deficiência: BBAM 20 anos – Concerto para a vida: a luz através dos dedos”

Quando: Terça (3), às 9h

Onde:  Rua Frei José dos Inocentes, s/nº, Centro

Entrada: Um pacote ou lata de leite

Com informações do Portal da Cultura.