Dia Mundial Sem Carro terá passeio ciclístico no domingo

O “Dia Mundial Sem Carro” terá um passeio ciclístico neste próximo domingo (22), em Manaus. O percurso terá 17 quilômetros e a concentração será partir das 7h, no estacionamento do Parque Municipal Passeio do Mindu.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e grupos organizados de Pedal de Manaus realizarão o passeio ciclístico em alusão ao Dia Mundial Sem Carro.

O objetivo da ação é aproximar as pessoas de outros meios de transporte e fazer com que elas reflitam sobre a importância de se discutir sobre mobilidade urbana, além fazer com que os participantes experimentem, por um dia que seja, a sensação de andar pela cidade sem carro. Os primeiros 200 participantes receberão camisas, que serão doadas por instituições parceiras, além de um sorteio de duas bicicletas ao final do percurso.

A voluntária do Pedala Manaus, um dos grupos que participará da ação, Nádia Aguiar, reforçou que a ONG tem realizado diversas ações ao longo da semana em outras regiões da cidade, promovendo conscientização para a melhoria da mobilidade urbana.

“A consequência de se pensar em mobilidade de uma maneira ampla é envolver saúde, meio ambiente, redução de acidentes, economia para o Estado e para as pessoas. É pensar na cidade de uma maneira mais humana, justa e de uma forma que respeite o espaço de todos, dando atenção para todo mundo”, disse Nádia Aguiar, voluntária do Pedala Manaus.

Percurso

Com a concentração às 7h, o passeio deve iniciar às 8h. Os ciclistas irão percorrer as avenidas Tancredo Neves, Visconde de Porto Seguro, Governador José Lindoso (Avenida das Torres), Nathan Xavier de Albuquerque e as ruas Hokkaido, Alexandre Magno e rua A, retornando em seguida ao Parque do Mindu.

Plantio de mudas

Por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), os participantes irão plantar 100 mudas espécies nativas arbóreas na avenida Nathan Xavier, na área do passeio público (áreas de calçada), que margeia a ciclofaixa, beneficiando pedestres e ciclistas.

Com informações da assessoria