Diante da constatação do “aparelhamento da polícia” na eleição ao Governo, TSE aprova envio de tropas federais para Manaus

tropas federaisPor unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou, nesta terça-feira (23) o envio de tropas federais para a atuarem nas eleições, principalmente no dia 05 de outubro, dia da votação em primeiro turno. Também foi aprovado o envio de tropas federais para o município de Tefé.

O ministro Henrique Neves, relator do processo, se reportou às informações enviadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), assim como pedido de abertura de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), feito pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), para dar seu seu parecer favorável ao envio de tropas federais, entendendo que há conflitos envolvendo, inclusive as polícias estaduais”.

Os dados enviados pelo TRE, na sua maioria repassados pelo Pocuradoria Eleitoral apontam para a utilização da Polícia Militar para fins politicos-eleitorais, vilipendiando suas funções de cuidar da segurança pública. Isso foi considerado pela procuradoria como abuso de poder politico, o que ocasionou o pedido de cassação de registro do candidato à reeleição, o governador José Melo e seu vice, Henrique Oliveira, assim como o pedido de envio de tropas federais para atuarem no pleito, já que sem ela quem atuaria nas eleições,principalmente nos dias de votação é exatamente a Polícia Militar. (Any Margareth)