Dicas de moda e estilo com a consultora de imagem Karen Leão

E hoje vamos falar de tendências!! Moda é liberdade? Moda é personalidade? Voce se considera “chic”? Hum… Papo Calcinha da Nika conversou com a jornalista e consultora de imagem Karen Leão, que atua nesse segmento desde 2010. Ela é super alto-astral e dá dicas ‘tops’ que vão além da aparência física, ressaltando o que é ser uma mulher estilosa.

Com as festas de fim de ano chegando a mulherada já aciona o ‘radar’ (falei ‘radar’, genteinn) imaginando que roupa vai usar, e olha que nesse período tem festa, né! Festa em casa, no trabalho, na faculdade, com os amigos, particulares (ops!) etc. Mas a Karen já deixou aqui algumas sugestões, e com certeza estará conosco outras vezes.

E sobre ela, pode-se dizer que é guerreira, ousada e persistente. ‘Presta atenção’ que a Karen Leão também dá dicas de como ter um guarda-roupa inteligente e faz montagem de looks!! Poderosa!! Claro que não deu tempo de falar sobre tudo isso aqui, mas é só chamar que ela dá um ‘help’ !

Confira a entrevista:

Quais as principais tendências de moda do Brasil e do mundo para esse fim de ano, e que se encaixam no clima amazônico?

Karen Leão: É muito complicado falar assim de forma ampla o que é tendência no mundo, porque hoje os desfiles mostram tendências, mas com a velocidade da informação existem tendências que duram muito pouco. Vivemos um momento muito bom também, no sentido de liberdade para usar tudo. Sinto que as pessoas estão mais ousadas, buscando usar realmente aquilo que é seu estilo. É claro que ainda vemos muitas jovenzinhas ansiosas por usar tudo que é lançado, mas no geral, o ideal é que a pessoa entenda seu corpo, conheça seus pontos fortes e fracos e escolha o que fica melhor, independente de ser tendência ou não. Mas podemos destacar algumas tendências fortes que provavelmente veremos agora no fim do ano: tênis casual branco, calça pantacourt, macacão, vestidos longos, calçados tratorados… essas são algumas tendências que estão fortes, então na certa muitos vão aderir neste fim de ano. Vale ressaltar que para Manaus o calor é o que mais influencia em nossas escolhas, apesar de fim de ano ser o nosso “inverno”, nossas escolhas devem sempre contar com peças leves e tecidos adequados ao clima quente.

Quais as principais cores da temporada?

Karen Leão: Todos os anos a Pantone, fornecedora profissional de padrões de cores para a indústria da moda e do design, dita a cor que será tendência. Este ano ela indicou o greenery, uma espécie de verde musgo misturado com amarelo, mas várias outras combinações marcaram mais a moda este ano como vermelho + pink. O amarelo e os tons candy (cores pastéis) também fizeram sucesso.

O que deixa uma mulher estilosa?

Karen Leão: Indiscutivelmente uma mulher estilosa é aquela que consegue traduzir na sua imagem a sua personalidade, com escolhas que dizem respeito a sua real vida. A mulher estilosa tem a autoestima super elevada e usa aquilo que fica perfeito em seu tipo físico. Ela não é fissurada em tendências, mas nas escolhas que a beneficiam.

Que peça não pode faltar no guarda-roupa de uma mulher?

Karen Leão: Como cada pessoa é única, é impossível eleger uma peça universal, que se encaixe no perfil de todos os estilos, mas existem peças versáteis, como a camisa branca, que é algo muito interessante pra fazer um bom investimento.

Qualquer mulher pode usar Midi & Pantacourt ?
(Midi: saia que termina no meio da panturrilha)
(Pantacourt: calça pantalona curta)

Karen Leão: A moda não pode aprisionar, então eu sempre digo que todas podem usar tudo com bom senso. Essas são peças que no geral não alongam a silhueta, requer cuidado no uso por esse motivo, porque as baixinhas sempre querem alongar e as mais cheinhas geralmente querem parecer mais magras, então a saia midi e as calças pantacourt não tem essa característica, mas é claro que usando alguns truques não acharão tanto a silhueta assim. No geral, todas podem usar!

A moda “plus size” vem invadindo o mercado. Existe um tipo de roupa mais adequada para as mulheres nesse perfil?

Karen Leão: Gosto sempre de dizer que o primeiro passo é escolher uma peça do seu tamanho. Porque a maioria das mulheres acreditam que se usarem um número de roupa menor vão ficar mais magras, pelo contrário, roupas apertadas fazem a pessoa parecer maior. Escolher peças de bom caimento, decotes adequados e combinações interessantes deixam a mulher plus size linda e cheia de autoestima.

É difícil trabalhar com moda no Amazonas? Como voce avalia o mercado local?

Karen Leão: Muito difícil, mas nós não podemos usar essa dificuldade pra se acomodar. O negócio é ir aos poucos, entrando nas áreas que ainda existe preconceito, estudando e acreditando que essa realidade vai mudar. O mercado é difícil, não conta com apoio de nenhuma instituição, mas é dessa pedra que a gente tem que tirar leite!

Quais os desafios para uma mulher trabalhar nesse área?

Karen Leão: O desafio é inovar todos os dias, buscando fazer um trabalho diferente de modo a atingir esse público exigente, que muitas vezes não tem ideia da necessidade que tem. O desafio é mostrar o que as pessoas precisam!

Quando voce decidiu trabalhar com moda?

Karen Leão: Na verdade a moda é coadjuvante no meu trabalho, costumo dizer que trabalho com comunicação não verbal, já que a roupa que a gente usa todos os dias, quer saibamos ou não, comunica algo a nosso respeito. Decidi trabalhar em 2010 quando conheci a área de consultoria de imagem e entendi que poderia ajudar pessoas a se amarem por meio de sua imagem.

Em toda a sua trajetória quais as referências de moda que voce tem?

Karen Leão: Minha referencia profissional é minha mentora, que é uma das profissionais mais compententes na área, Ilana Berenholc.

Como voce define o seu estilo?

Karen Leão: Sou uma pessoa que busco usar o que me deixa bem, que cabe no bolso e que comunica o que realmente sou. Amo o estilo clássico porque ele te possibilita usar as mesmas peças a vida inteira e atualizar seus looks apenas com acessórios ou algumas tendencias, não preciso estar comprando roupa toda semana.

Na sua opinião, que roupa faz uma mulher se sentir “empoderada”?

Karen Leão: A roupa que ela veste e se sente bem, se sente bonita, se sente confortável e que é adequada ao ambiente que ela frequenta.

O que é ser “Chic” ?

Karen Leão: É optar por ser você mesma num mundo onde tudo é “irreal”, onde as pessoas procuram viver apenas de aparência. Ser chique é respeitar o espaço do outro e não querer impor seu pensamento. Ser chique é fazer o bem a quem precisa, ser cordial, é fazer a diferença!

Nós super aplaudimos a Karen Leão!! Valeu gatannnn!!

Contato: @karenleao1 (Instagram)

Email: karenleao@gmail.com