Disque 100 e Ligue 180 estarão disponíveis na plataforma de mensagens WhatsApp

Foto: Reprodução/Web

Mais uma plataforma possibilitará que vítimas denunciem crimes de violência contra a mulher e de violações de direitos humanos, pois a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) e o Disque Direitos Humanos (Disque 100) poderá ser acionada através da plataforma de mensagens do WhatsApp, facilitando o processo de denúncia dos crimes.

“É mais uma plataforma de denúncia para a sociedade adequada ao uso das ferramentas de redes sociais disponíveis. Facilita o acesso das pessoas a esse importante canal de denúncias”, ressalta o Promotor de Justiça Rodrigo Miranda Leão Júnior.

O Disque 100 tem como objetivo de receber e acolher denúncias, procurando interromper a situação de violação de direitos humanos, é um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Por sua vez, o ligue 180 que é um serviço atualmente oferecido pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), e tem como objetivo essencial o enfrentamento à violência contra a mulher que, além de registrar denúncias de violações contra mulheres, encaminhá-las aos órgãos competentes e realizar seu monitoramento, o Ligue 180 também dissemina informações sobre direitos da mulher, amparo legal e a rede de atendimento e acolhimento.

(*) Informações da assessoria