Doado pela Indonésia, instrumento gamelão terá aula especial no Teatro Amazonas

A coordenadora do projeto “Gamelão de Java” em Portugal, Elizabeth Davis, vai ministrar uma masterclass sobre o instrumento, nessa quarta-feira (30), no Teatro Amazonas. Doado pelo Governo da Indonésia ao Amazonas, o gamelão é um dos destaques da ópera “Kawah Ijen – o Vulcão Azul”, que teve estreia mundial na programação do 21º Festival Amazonas de Ópera (FAO). A aula faz parte do projeto artístico do FAO e tem acesso gratuito.

O diretor artístico adjunto do FAO, maestro Marcelo de Jesus, explicou que a aula é voltada para os percussionistas da cidade e estudantes de universidades, mas é aberta a todos que tiverem curiosidade em conhecer o instrumento.

“No masterclass será apresentado um pouco sobre a origem do instrumento e depois a professora entrará em detalhes sobre o manuseamento das afinações e como tocar. Todos que tiverem interesse poderão conhecer um pouco mais sobre esse belo instrumento”, destaca Marcelo de Jesus.

A aula será no palco do Teatro e, além de Elizabeth Davis, contará com o grupo “Yogistragong”, que toca o instrumento na ópera “Kawah Ijen”, do compositor João Guilerme Ripper. Elizabeth comanda o grupo em um projeto que é realizado em Lisboa há mais de dez anos.

Gamelão

Instrumento musical coletivo típico das ilhas de Java e de Bali, o gamelão é composto por xilofones, tambores, gongos, instrumentos de cordas e metalofones. Como parte da ópera “Kawah Ijen”, representando os sons e a cultura indonésia, o gamelão foi doado ao Amazonas por intermédio do embaixador da Indonésia, Toto Riyanto. O primeiro na América do Sul, o gamelão ficará permanentemente no Amazonas para ser objeto de estudo de músicos amazonenses, brasileiros e de países vizinhos.

Serviço

O quê: Masterclass do instrumento Gamelão.

Quando: Quarta (30), 10h.

Onde: Teatro Amazonas – Avenida Eduardo Ribeiro, Centro, 659.

Entrada: Gratuita.