Dois anos após pandemia, Wilson Lima decide instalar UTI em Tefé sem licitação

Ao dispensar a licitação, medida pode levantar suspeitas e favorecer irregularidades

wilson lima gestão ambiental

Foto: Divulgação/ Secom

Com dois anos de atrasos e carregando o peso de 14.172 vítimas da Covid-19 no Amazonas, o Governo Wilson Lima decidiu construir uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Tefé (a 524 quilômetros de Manaus). Chama a atenção que o governador Wilson Lima pediu dispensa de licitação para isso, usando a pandemia como justificativa para o projeto. Vale ressaltar que o Amazonas se encontra na fase Verde da Covid-19, bem diferente dos cenários vistos em janeiro de 2021, onde não houve nenhuma ação efetiva para evitar um colapso do sistema de saúde.

A medida estadual foi tomada via Secretaria de Saúde do Amazonas (SES), que divulgou a dispensa de licitação visando contratação de empresa para fornecimento de médicos, com disponibilização de equipamentos, materiais e medicamentos, incluindo serviços de nefrologia de diálise e adequações de estrutura física para o funcionamento de 10 leitos de UTI adulto, tipo 2, na Unidade Hospitalar de Tefé, pelo período de 180 dias.

Chama a atenção que, atualmente, o hospital de Tefé é responsável também atender pacientes vindos de Japurá, Uarini, Maraã, Alvarães e Juruá, mas nem durante o ápice de casos da Covid-19 o município recebeu essa atenção voltada ao fornecimento de UTI para a região.

A decisão não trouxe mais detalhes sobre o motivo da dispensa de licitação, tendo em vista o estágio controlado da Covid-19 no país, distante da situação emergencial que justificaria a dispensa de licitação. “Considerando a atual situação que o mundo enfrenta ocasionado pela infecção do novo Coronavírus, que causa a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-COV-2) com consequências sistêmicas, evidenciando-se a necessidade de incorporar um modelo de atenção hospitalar frente aos desafios da pandemia, fortalecendo o papel desta SES na gestão de serviços de saúde”, diz o pedido.

Confira o edital aqui