
Soldados ucranianos treinam para guerra perto da usina nuclear de Chernobyl em 4 de fevereiro de 2022 — Foto: REUTERS/Gleb Garanich
O Departamento de Inteligência do Ministério da Defesa ucraniano divulgou, nesse sábado (2), que ao menos dois soldados russos morreram por intoxicação após comerem bolos envenenados. A comida foi, supostamente, ofertada por moradores de Izium, distrito ocupado pelos russos no leste da Ucrânia.
Ainda de acordo com as autoridades do país, outros 28 militares da Rússia estão em unidades de tratamento intensivo (UTIs) por problemas alimentares.
“Os moradores do distrito de Izium ‘trataram’ os ocupantes com bolos envenenados. Como resultado, dois ocupantes morreram de uma só vez, outros 28 foram levados para a unidade de terapia intensiva. Cerca de 500 militares russos estão em hospitais devido à intoxicação grave por álcool de origem desconhecida.”
A sabotagem civil faz parte de um esforço de resistência por parte de cidadãos ucranianos cujas cidades foram invadidas. Para a estratégia russa, Izium é de fundamental importância. Tomar a cidade significaria conquistar uma base que desse sustentação aos ataques promovidos na região de Donbass.