DPE-AM solicita informações sobre fornecimento de água tratada para população de Anamã

Defensoria requer informações sobre fornecimento de água tratada para população de Anamã

Foto:Divulgação

O município de Anamã recebeu nesta semana, a Equipe do Grupo de Trabalho Enchentes, da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), para identificar as principais demandas decorrentes da cheia dos rios. A (DPE-AM) está solicitando informações da Prefeitura de Anamã (a 161 quilômetros de Manaus), do Governo do Estado e da Defesa Civil sobre o fornecimento de água tratada para a população do município no período de cheia dos rios.

A cidade, que é banhada pelos rios Solimões e Anamã, está com mais de 90% das ruas alagadas e, historicamente, fica totalmente submersa durante o pico da enchente, por volta de final de junho.

Nesta semana, a equipe do Grupo de Trabalho Enchentes da DPE-AM, coordenado pelo defensor público-geral, Ricardo Paiva, esteve em Anamã para verificar a situação do município e identificar as principais demandas.

“Percebemos que quase todas as casas foram atingidas pela enchente. Identificamos a necessidade de água potável e de madeira para a elevação do assoalho das casas. Nesse contexto, notificamos o município e o Estado, para que providenciem assistência à população, seja com ajuda humanitária, seja com kits para elevação de suas casas”, afirmou o defensor geral.

Defensoria requer informações sobre fornecimento de água tratada para população de Anamã

Foto:Divulgação

Na subida do nível dos rios, a água consumida pela população se torna contaminada pelas fossas das residências e pelo descarte do esgoto. De acordo com o defensor público Rodolfo Lôbo, que integra do grupo de trabalho, o fornecimento de água tratada é a necessidade mais urgente da população, nesse momento.

Nos ofícios, a Defensoria questiona quantos são e onde se localizam os pontos de distribuição de água potável; quais são as ações em andamento para distribuição mais abrangente de água tratada para consumo (alimentação, banho, limpeza) para a população urbana e rural; se há previsão de envio de purificador de água do Projeto SALTA-z para o município de Anamã e quantos serão enviados e qual a estimativa de prazo para o envio.

A SALTA-z é uma forma de tratamento de água. Utiliza o processo convencional para tratar a água, por meio de uma estrutura física simplificada, com filtro e dosadores de características artesanais.

(*) Com informações da DPE-AM