DPE fará audiência pública sobre aumento de suicídio no Amazonas

A Defensoria Pública do Estado (DPE), realizará uma audiência pública para colher fatos concretos sobre o suicídio no Amazonas, com a presença de professores, pais de alunos, movimentos sociais e profissionais da saúde mental. A audiência será no próximo dia 17, na unidade da DPE da Rua 24 de Maio, 321, Centro, a partir das 14h.

A realização da audiência é resultado do encontro entre a Defensoria Pública com movimentos sociais e profissionais da saúde mental e da educação realizado nessa segunda-feira (3).

“Acredito que a audiência vai nos trazer uma orientação melhor sobre a nossa atuação. Então, os demais pontos, como a criação do comitê propriamente dito e a implantação do CVV (Centro de Valorização da Vida) em Manaus, por exemplo, ficaram para depois da audiência pública”, explicou o defensor público Arlindo Gonçalves, responsável pela Defensoria Pública Especializada na Promoção e Defesa do Direitos Relacionados à Saúde.

O evento faz parte das discussões para a criação de um comitê intersetorial e interdisciplinar de prevenção e combate ao suicídio no Amazonas. “O objetivo do comitê será propor políticas públicas de prevenção e combate ao suicídio, fomentar pesquisas a respeito do problema, desenvolver ações e apoiar movimentos sociais nesse sentido”, esclarece o defensor Arlindo Gonçalves.

A Defensoria também fará requisições de informações para obter os indicadores de suicídio junto às secretarias de Saúde, Educação, municipal e estadual, e de Segurança Pública.

Com informações da Diretoria de Comunicação da DPE.