DPE oferece agendamento de serviços online

A partir da próxima segunda-feira (11), a população que necessita de assistência jurídica da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) contará com o serviço de agendamento online. O agendamento poderá ser feito de forma rápida e intuitiva no site da instituição a partir de um smartphone, tablet ou computador com internet. O sistema da DPE-AM disponibiliza a confirmação de data, hora e local do atendimento.

De acordo com o defensor público geral, Rafael Barbosa, a ferramenta foi criada para facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela DPE e reforça o trabalho de agendamento realizado via telefone, por meio do Disk 129.

“Estamos criando uma conscientização de que nossa força é a população do Amazonas e quanto mais assistidos forem atendidos, e da melhor forma possível, a Defensoria só tende a crescer e se fortalecer. O agendamento através do Disk 129 foi um avanço, mas precisávamos melhorar e, agora, através do agendamento online, podemos facilitar o acesso a nossos serviços e evitar que nossos assistidos enfrentem filas ou dificuldades para o que precisam”, explicou Barbosa.

Inicialmente, o sistema funcionará somente para agendamento na área de família que envolve compartilhamento de guarda, divórcio consensual e litigioso, pensão alimentícia, entre outros serviços que correspondem ao maior número de atendimentos da Defensoria. Em 2018, por exemplo, foram 264.672 pessoas assistidas na área, o que representa um aumento de 72,2,%, em comparação com 2017, quando 153.653 pessoas foram atendidas.

As unidades da família funcionam na rua 24 de Maio, Centro, no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) dos bairros Compensa, Alvorada e shopping Via Norte, no bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte.

Passo a passo

No primeiro contato com o site da Defensoria, o usuário deve clicar em “Agendamento on-line”, para ser direcionado para a página do serviço. Na tela de boas-vindas, o usuário deverá clicar no ícone “Novo agendamento”, no qual deverá inserir o número do CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, telefone, e-mail e, em seguida, em continuar.

Na segunda etapa, o usuário deverá informar CEP, que preencherá automaticamente o endereço, Unidade Federativa (UF), município, complemento (se for o caso), e novamente em continuar. Na terceira etapa, em “Como podemos ajudar?”, o usuário deverá selecionar o serviço para o qual busca atendimento.

Em caso de dúvida, basta observar o serviço, pois cada opção disponível tem uma descrição detalhada. Após a escolha, basta clicar em continuar e selecionar a unidade mais próxima da sua residência. Um calendário aparecerá na tela e ao clicar na data surgirá a indicação dos horários disponíveis para o atendimento. Por fim, uma tela com todos os dados cadastrados aparecerá para confirmação com a lista dos documentos que devem ser levados para o atendimento. Na última ação, o usuário poderá optar por imprimir ou enviar o agendamento para o próprio e-mail.

Se o usuário perder ou esquecer o agendamento poderá obter novamente a informação acessando a página inicial do serviço. Ao invés de clicar em “Novo agendamento”, basta selecionar “Visualizar agendamento” e preencher o campo de informações pessoais. Novamente, poderá imprimir ou enviar o documento por e-mail.

 

Com informações da DPE-AM.