É falso que motociata de Bolsonaro entrou para livro de recordes por reunir 1,3 mi veículos

O presidente Jair Bolsonaro na avenida Pedro Alvares Cabral, próximo ao parque do Ibirapuera, durante a Motociata "Acelera para Cristo", em São Paulo - Adriano Vizoni/Folhapress

O presidente Jair Bolsonaro na avenida Pedro Alvares Cabral, próximo ao parque do Ibirapuera, durante a Motociata “Acelera para Cristo”, em São Paulo – Adriano Vizoni/Folhapress

É falsa a informação que circula nas redes sociais de que a motociata liderada pelo presidente Jair Bolsonaro, em São Paulo, neste sábado (12), foi a maior do mundo e entrou para o Guinness Book, livro de recordes, após reunir 1,3 milhão de veículos.

Não há qualquer menção ao evento no site e nos perfis oficiais da organização, e o governo paulista calcula que o ato contou com a presença de cerca de 12 mil motos.

A frota total de motocicletas na cidade de São Paulo era de 1.217.655 unidades em 2020, segundo dados consolidados do Ministério da Infraestrutura –número inferior ao que os bolsonaristas alegam ter atraído para a motociata.

​De acordo com a assessoria da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a estimativa de público de uma manifestação é feita com a ajuda de recursos de mapa e georreferenciamento, a partir de imagens registradas pelo helicóptero da Polícia Militar.

No caso de motocicletas, eles calculam quantas motos podem ocupar o trecho da via e, a partir do congestionamento formado, chegam ao número de participantes.

Já para que um novo recorde mundial seja estabelecido, o Guinness World Records define que uma proposta deve ser feita em seu site, acompanhada de materiais como declarações de testemunhas e registros em vídeos e fotos. O prazo padrão para análise dos pedidos é de 12 semanas, e cerca de 60% das propostas são rejeitadas, segundo a empresa.

Há ainda uma modalidade de inscrição prioritária, em que o tempo de resposta da resposta diminui, mas ela se restringe a pedidos de recordes individuais, o que excluiria o evento liderado pelo presidente, de teor coletivo.

Não há registros sobre “a maior motociata do mundo” no site da organização, mas sim recordes mais específicos envolvendo motociclistas, como “A Maior Parada de Motocicletas da Yamaha”, “A Maior Parada de Motocicletas Militares”, entre outros.

A informação sobre o suposto recorde começou a circular nas redes através de postagens de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, entre eles a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP). Na manhã de sábado (12), durante a concentração para o ato, ela publicou um vídeo em seu canal no Youtube em que afirma que o ato seria “a maior motociata da história” e que o Guinness Book “estaria de olho” no evento.

A reportagem entrou em contato com a empresa para confirmar o dado, mas ainda não obteve resposta.

A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) também compartilhou um post no Twitter afirmando que uma “pesquisa confiável”, realizada pelo Guinnes Book, havia determinado a participação de 1.324.523 motocicletas durante o evento.