Efeito Ômicron: Carnailha 2022 é cancelado em Parintins

A medida tem como objetivo evitar a propagação da nova variante que possui alto grau de contágio

Foto: divulgação

O tradicional evento Carnailha, realizado no município de Parintins (a 369 km da capital), teve a edição de 2022 cancelada em razão da ameaça e disseminação da nova variante da covid-19 Ômicron no Amazonas. O cancelamento está previsto no Decreto Municipal Nº 006/2022-PGMP, assinado pelo prefeito municipal Bi Garcia (DEM).

A medida ressalta o alto grau de contágio da nova variante e considera o decreto Estadual Nº 45.103, de 07 de janeiro de 2022, que cancela eventos para prevenir contaminações com o novo coronavírus.

Demais restrições

O mesmo também define a permissão para a realização de eventos privados, com limite de 50% de capacidade do público, seguindo o que rege o Decreto Municipal nº 115/2021-PGMP. O uso de máscaras nas ruas e espaços públicos continua sendo obrigatório.

Em pronunciamento, o prefeito mencionou que outros eventos como a festa das Pastorinhas e o Réveillon também foram cancelados e que “não se pode, em hipótese nenhuma, vacilar ou promover aglomeração no momento em que chega essa nova variante que está assustando o mundo inteiro”

(*) Informações da assessoria