Eleição suplementar em Novo Aripuanã, no Amazonas acontece neste domingo (4)

Aproximadamente 12 mil eleitores de Novo Aripuanã devem ir às urnas neste domingo (4), para escolher o novo prefeito e vice-prefeito em eleição suplementar no município. Ao todo, 36 seções eleitorais funcionarão no pleito, disputado por Jocione dos Santos Souza (PSDB) e Hilton Laborda Pinto Junior (PMDB). Para facilitar o exercício do voto, equipe de servidores do TRE-AM foram enviada para o cidade, além de efetivos das Polícias (Militar, Civil e Federal), que já desembarcaram no município.

A eleição suplementar em Novo Aripuanã deverá resolver a instabilidade política e administrativa que o município enfrenta desde 2016, quando o candidato a prefeito que recebeu mais votos, Aminadab Meira Santana (PSD), teve seu registro de candidatura negado pelo TSE, pela prática de ato doloso de improbidade administrativa, reconhecido por decisão do Tribunal de Contas do Estado.

Segundo o TCE/AM, a prestação de contas de Aminadab Santana, referente ao exercício de 2011, continha uma série de irregularidades que, dentre outras sanções, levaram a Corte de Contas a reconhecer a inelegibilidade do candidato pelos próximos 8 anos, de acordo com a Lei da Ficha Limpa.

Nina Santana, como é mais conhecido no município, teve seu registro de candidatura negado pelo TRE-AM, recorreu a todas as instâncias da Justiça Eleitoral, sem conseguir uma decisão favorável, ao passo que foi finalmente afastado no dia 21 de novembro de 2017, por uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral.

Preparativos

Com o intuito de prestar apoio ao Cartório da 29ª Zona, onde os trabalhos estão sendo conduzidos com muita tranquilidade pelo Juiz eleitoral, Dr. Jean Carlos Pimentel dos Santos, o TRE-AM destacou uma equipe de servidores da capital, das mais diversas unidades, para garantir harmonia na continuidade dos trabalhos. Servidores do Tribunal saíram de Manaus (de barco) no dia 30 de janeiro, transportando 46 urnas (36 para seções + 10 de contingência), diversos materiais e mantimentos para abastecer os locais de votação em Novo Aripuanã.

Também foram designados efetivos das Polícias (Militar, Civil e Federal) desembarcaram no município há algum tempo e já acompanham a movimentação na cidade para conter quaisquer excessos e restabelecer a ordem. O TRE-AM destaca os trabalhos da Justiça Eleitoral e da Justiça Comum, em Novo Aripuanã, às vésperas da Eleição. Respaldado no Poder de Polícia, o Juiz eleitoral, Dr. Jean Carlos baixou portarias, por meio das quais impõe uma série de restrições, e conta, para o exercício desse mister, com o apoio dos servidores do Fórum de Justiça.

E o trabalho da Justiça Eleitoral não para por ai. A partir das 9h desta sexta (2), haverá, como de costume, a organização e identificação das seções eleitorais, para facilitar o exercício do voto. No mesmo dia, à tarde, a partir das 14h, terá início uma cerimônia para conferência visual das informações constantes nas urnas (município, zona, seção, data e hora). E, finalmente, no sábado, a montagem das urnas, que terá início às 18h, para que possam ficar sob a vigilância integral da Polícia Militar.

Por fim, no dia do pleito, encerrada a votação, o interessado em acompanhar a Apuração, poderá fazê-lo acessando o seguinte endereço: divulga.tse.jus.br. O acesso é simples, rápido e fácil, bastando selecionar no mapa o Estado Amazonas e escolher a opção “Eleição Suplementar em Novo Aripuanã”. Vale lembrar ainda que dúvidas sobre candidatos, partidos e coligações podem ser obtidas acessando o endereço: divulgacontascand.tse.jus.br.

Assessoria do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas