Em Brasília, deputado federal do AM participa de manifestação contra ‘Pacote da Destruição’

O ato público aconteceu em frente ao Congresso Nacional e contou com a participação de diversos artistas

O deputado federal do Amazonas, José Ricardo (PT), participou de uma manifestação convocada pelo cantor e compositor Caetano Veloso em frente ao Congresso Nacional nesta quarta-feira (9). O ato contou com diversos coletivos e movimentos sociais que lutam contra a aprovação de Projetos de Lei (PL) que desmontam a legislação ambiental.

“Participei na tarde de hoje dos Atos pela Terra e contra o Pacote da Destruição, no Senado Federal e em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, com a participação de vários artistas e movimentos sociais e contra os ataques do Governo Federal, sobretudo, aos indígenas, ao meio ambiente e ao povo brasileiro. Temos hoje em tramitação no Congresso vários projetos desse Governo de morte de Bolsonaro, como o Projeto de Lei 191/2020, para regulamentar a mineração em terras indígenas. Uma afronta ao direito fundamental e constitucional dos povos indígenas”, disse José Ricardo.

De acordo com ele, não há qualquer necessidade de nova exploração de potássio, já que há reserva suficiente fora dessas áreas indígenas. “É mais uma tentativa do Governo Bolsonaro de aprovar propostas a ‘toque de caixa’, sem qualquer debate com os povos indígenas e com a sociedade. Eu e toda a bancada do Partido dos Trabalhadores nos posicionamos contra esse PL 191”, completou.

Pacote da destruição

​Apelidado de pacote da destruição, o conjunto de projetos é composto por quatro pautas: terras indígenas, agrotóxicos, grilagem de terras e licenciamento ambiental. Em comum, as propostas têm o sentido de flexibilização das normas ambientais.

Com exceção dos projetos sobre terras indígenas, a maioria das propostas já passou pela Câmara dos Deputados e aguarda a apreciação do Senado, que pode ter a palavra final para os PLs sobre agrotóxicos e grilagem de terras.